Post KNOWLEDGE WORKER 0802

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

A Revolução Industrial tornou o capitalismo o sistema econômico dominante no mundo, com uma cultura de produção e do produto, no qual, o ser humano era uma peça de uma grande engrenagem (vide filme Tempo Modernos de Chaplin). Quer saber o que mudou com a cultura do serviço e como isto afeta a sua carreira?
Em 1959, quando o capitalismo industrial estava no auge, Peter Drucker criou o termo “Knowledge Worker” (trabalhador do conhecimento). Já faz algum tempo, que o modelo de produção foi ultrapassado pelo de serviços, que exige um novo “mindset” dos que querem ter sucesso neste modelo. Ao mesmo tempo, as empresas têm que mudar suas rígidas estruturas hierárquicas piramidais, que separam atividades e pessoas em silos. Este modelo é o sonho dos mais jovens, mas pode ser um pesadelo dos mais velhos e das empresas que não adaptarem seus modelos de gestão. No livro A Reinvenção da Empresa,Paulo MonteiroeWanderlei Passarella(pg. 122) listam seis novas tendências no mundo do trabalho.
1. Pessoas/profissão: Escolha da carreira baseada nos sentidos e propósitos pessoais.2. Prazer/trabalho: Busca da harmonia entre trabalho, produção, diversão e descanso.                                                                                                                         3. Indivíduo/organização: Relação ganha-ganha entre as necessidades da empresa e os atributos e desejos do indivíduo.4. Individualidade/coletividade: Indivíduo com colegas e outros stakeholders.5. Especialização/generalização: Conhecimento holístico (transdisciplinar), além de uma área específica. 6. Empresa/bem comum: Integração com a comunidade.
Lá em 1959, Peter Drucker disse que a carreira do Knowledge Worker dependia mais dele do que da empresa. Você já pensou se este modelo é uma ameaça ou uma oportunidade para a sua carreira? 
#ismarbecker #carreiras #oportunidades #motivação #gestão #Drucker #negócios

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest