Post BARRIGA NO BALCAo 1902

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

O propósito de um negócio é conquistar e manter clientes, já disse Peter Drucker. Somente o cliente gera recursos para o negócio, todo o resto é custo. Como conquistar e manter clientes?
Uma definição simples de um negócio é atender uma demanda com um produto/serviço inovador, melhorar os atributos de um existente ou baixar seu preço. Um exemplo clássico foi a popularização do automóvel, com a linha de montagem de Henry Ford. Entre 1908 e 1927, foram produzidas mais de 15 milhões de unidades, com o preço de venda caindo de 850 dólares em 1908, para 290 dólares em 1927.
O foco foi fazer um carro barato, que atendia a necessidade de locomoção. Por isto, existiam poucas variações de modelo, além de serem todos pretos.  O modelo funcionou até que a GM lançou o conceito da segmentação de produtos, com acessórios e cores variadas. O atributo adicional ao transporte foi tornar o automóvel um objeto de desejo, com diferenciação. Em 1931, a GM tomou a liderança no mercado americano de automóveis. Porque o Ford, que era um gênio, não percebeu esta mudança na expectativa dos clientes?    
A resposta é simples: Ford não seguiu a regra da barriga no balcão, que é uma metáfora para escutar o cliente, não somente no que diz, mas também, no que não diz. Como a Beckter Transfers é B2B, rotineiramente, além dos clientes, escuto os clientes deles e os consumidores finais, para identificar os níveis de satisfação e oportunidades e ameaças ao negócio.  Como você escuta os seus clientes?
#ismarbecker #carreiras #motivação #oportunidades #negócios #gestão #empreendedorismo #estratégia

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest