Doe ter que escrever isto, mas se até um presidente da república fez, por que eu não posso?
Tirei duas semanas de folga no LinkedIn, nas quais postei reflexões reinterpretadas pelo ChatGPT. Neste período, revi muitas das quase 2.000 páginas que publiquei desde abril de 2021.
Estou tratando meus próprios textos como matéria-prima. Revisando, descartando, reorganizando. Vamos ver o que fica de pé.
Comecei fazendo uma nuvem de palavras, para identificar sete grandes temas sobre os quais escrevi.
- DECISÃO: Tomar a decisão ou não tomar, eis a questão. Algumas palavras relacionadas são medo, erro, informações, necessidade, ações. Como tomar decisões em um ambiente imperfeito, sem todas as informações?
- PODER: Como exercer o poder, com autoridade e controle, em limites e responsabilidades, com pessoas de gerações distintas que entendem coisas distintas deste conceito.
- GOVERNANÇA: Como equilibrar a cultura nas instituições a longo prazo, com estímulos e limites, que não nos desviem do foco do negócio.
- EMPRESA FAMILIAR: Uma EF é amplificadora de virtudes e, ao mesmo tempo multiplicador de erros. Todas EF de sucesso seguiram princípios semelhantes, enquanto as que ficaram ao longo do caminho, erraram de forma distinta.
- LIBERDADE: O preço da liberdade é a eterna vigilância. A tentativa de supressão da liberdade econômica e individual, é característica dos radicais da direita e esquerda
- ECONOMIA REAL: A política afeta a economia real, que afeta o emprego, o negócio, a família. Não adianta você ignorá-las.
- IDEOLOGIA: Nos extremos condiciona a visão de mundo de uma parte minoritária da sociedade. O problema é que estas minorias definem os caminhos que afetam toda a sociedade. A calcificação de duas delas está cobrando um preço caro dos brasileiros.
Quer aprofundar alguns dos sete temas? Fale comigo.
#ismarbecker #Governança #EmpresasFamiliares #ProcessoDecisorio #ParaQuemDecide



