Após uma carreira bem-sucedida, o executivo se aposenta, perde status e renda. Como resolver estes problemas?
Já faz algum tempo que entendi/aceitei que minha inteligência fluida (agilidade na gestão) estava diminuindo, mas que poderia potencializar minha inteligência cristalizada (usar o conhecimento que acumulei). Por isto, resolvi estudar o mundo dos Conselhos de Administração.
Como odeio a burocracia e grupinhos de indicação cruzada e incestuosa, descartei o formalismo dos Conselhos de Administração. Atuo em Conselhos Consultivos de empresas familiares, onde o foco é geração de valor para todos os stakeholder, e os SOFT SKILLS são mais importantes do que os HARD SKILLS.
Wanderlei Passarella, autor de Conselheiro de Empresas, um livro de cabeceira para qualquer Conselheiro, consolidou em 10 pilares, ou mandamentos, os soft skills de um Conselheiro, que resumi nos seguintes Bullet points.
- Aprender sempre: lifelong learning para estar conectado com o mundo VUCA.
- Flexibilidade: as partituras das músicas, principalmente as formalistas, não são mais suficientes. É preciso tocar de ouvido, usando a Inteligência Cristalizada (aplicar o que já aprendeu).
- Relacionamento: construir relações de confiança com acionistas, familiares, executivos.
- Ler o não dito/explícito: entender os relacionamentos e papéis informais (funcionograma x organograma).
- Mentalidade Estoica: entenda/aceite coisas que não são possíveis mudar. Foque nas que podem mudar e tente mitigar as que não podem.
- Síntese: provocar o contraditório. Decisões devem ser de colegiado, não monocráticas, como vemos em Brasília.
- Pragmatismo: o feito é melhor do que o perfeito. Gestão é correr riscos, não buscar utopias perfeccionistas. Tempo e oportunidades não esperam.
- Criar valor: sem demagogia e/ou ideologia, criar valor para o máximo de stakeholders, praticando o GES (Governança, Ecológico, Social). Atenção para não mudar a ordem dos fatores. Dúvida? Vide Lojas Americanas.
- Sabedoria: como dizia o saudoso mestre João Bosco Lodi, desenvolva uma mentalidade holística, renascentista. Estude e pratique lições de Filosofia, Psicologia, História, Biografia, grandes Romances.
- Tempo: como quase todos os conselheiros têm menos futuro do que passado, aproveitar o tempo é fundamental. Priorize o tempo qualitativo, intenso, que os gregos chamavam Kairós, já que o tempo Kronos (relógio) é inevitável.
Quais destes mandamentos você pratica? Falta algum?
Fonte: Post Carreira de Conselheiro – (https://www.linkedin.com/posts/wanderlei-passarella_sabedoria-conselheiros-governanaexa-activity-7367869890239639552-H4iw?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAAARo_foBpfX5GE_-09VncWDfJ_1OyK0NtBc); Conselheiro de Empresas – Wanderlei Passarella.
#ismarbecker #Conselheiro #carreiras #LifelongLearning #EmpresaFamiliar #Empreendedores



