LIDERE A VOCÊ MESMO

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Só posso dar aos outros aquilo que tenho. Aprendi isto em um curso de coaching. Esta máxima vale também para a liderança?

Em um mundo cada vez mais competitivo e dividido, pessoas, colegas, família, empresas e blocos de países questionam as lideranças. Para alguns, liderança é exercer o poder absoluto. Talvez o melhor (ou pior) exemplo seja Donald Trump. Felizmente, muitos acreditam em estilo de liderança mais soft, com mais empatia.

Por sugestão de um amigo, encontrei uma verdadeira pérola de livro sobre este tema: Leading Yourself, de Elizabeth Lotardo. Seguindo o conselho de que só posso dar aos outros o que tenho, o primeiro passo para a AUTOLIDERANÇA, com quatro passos simples:

AUTOCONSCIÊNCIA

É reconhecer e controlar as próprias emoções, padrões de pensamento, motivações, reações. Isto nos permitiu exercer o autocontrole, seguindo a lição Estoica de que não controlamos os fatos, somente as reações. Uma rotina simples que me ajuda nisto: escrever (a mão) no final, ou no começo do dia, como me comportei durante o dia. Não escrevo para os outros. Escrevo para mim.

AUTODISCIPLINA

Ou você estabelece uma agenda diária, semanal, mensal, ou os outros estabelecem. Óbvio que chefes, clientes, imprevistos vão perturbar esta agenda, mas você retomará mais rapidamente ao plano, se tiver uma.

Começo o dia revendo minha agenda, sempre deixando um tempo para buscar inspirações. Uma hora de academia às 5 horas da manhã é uma boa forma de fazer isto.

AUTOCOMPAIXÃO

Pegue leve consigo mesmo, avaliando erros, aceitando limites, não sendo perfeccionista. O ótimo é inimigo do bom.

ALINHAMENTO – VALORES E AÇÕES

Valores não existem pela metade. Temos que praticá-los em público, mas, principalmente, quando ninguém nos vê. É como uma autogovernança. Minha forma de avaliar este alinhamento é simples: dormir bem onde estiver. Acordar pela manhã, olhar no espelho, não ter vergonha do que estou vendo.

Quais são suas ferramentas de autoliderança?

Fonte: “Leading Yourself: A Guide to Cultivating a Life of Purpose and Impact” -Elizabeth Lotardo.

#ismarbecker #motivação #valores #carreira #oportunidades #liderança

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest