ESQUEÇA TUDO QUE APRENDEU

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

As glórias do passado não justificam os erros do presente, nem garantem o sucesso do futuro. Por que esta frase é mais atual do que nunca?

Escutei a frase acima centenas de vezes do meu saudoso pai. Cometi muitos erros por não a seguir, mas já faz tempo que penso, e prático, a mensagem dela todos os dias.

Na semana passada, falei com o jornal A Gazeta, onde publiquei minhas reflexões sobre política e economia desde 2013, quando a ensacadora de vento arruinava o Brasil. Lá se vão 12 anos e parece que estou vendo o mesmo filme, com o país sendo destruído pela irresponsabilidade fiscal e, agora, somada com a geopolítica burra.

A conversa com A Gazeta, contudo, foi sobre outra crise, provocada pelo (des) governo da época, com a manutenção da nefasta Lei de Informática, uma combinação de uma utopia dos governos militares com uma corja de empresários sanguessugas. Um bom (ou péssimo) exemplo: um fax (os mais jovens busquem na IA) da Itautec, o nome não é coincidência, custava 10 mil dólares aqui e uns 1.500 nos EUA. Quem pagava, para encher as burras dos amigos do rei, eram os que necessitavam do fax, especialmente para exportar. Como o delito já prescreveu, confesso que trouxe de forma semilegal, já que havia a conivência dos fiscais da alfândega, três aparelhos.

Exatamente sobre os EUA que falei com A Gazeta. Contei como uma parte do setor de cerâmica de mesa e de móveis quase faliu devido a uma investigação dos EUA, baseada na Section 301, que paralisou nossas exportações por meses.

Lamentavelmente, estamos assistindo a um “Não vale a pena ver de novo” com a disputa de ego de dois aloprados, um deles fazendo bravatas no Chile com seus comparsas progressistas.

No Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, dezenas de empresas do setor de madeira e móveis estão entrando em férias coletivas. Como este imbróglio não vai terminar tão cedo, em mais algumas semanas começarão as demissões. Uma série de outros setores, em outras partes do Brasil, estão com o mesmo problema e, invariavelmente, terão que dispensar colaboradores.

Isto me levou a rever as anotações que fiz em um livro de Marshall Goldsmith, onde ele diz que ‘O que levou você ao sucesso atual não é o que o levará ao próximo nível. À medida que você sobe, os desafios mudam – e você precisa desapegar de hábitos antigos e desenvolver novas atitudes’.

Você já pensou nisso ou vai esperar uma crise chegar para se mexer?

Fonte: “What Got you Here won’t Get you There” – Marshall Goldsmith.

#ismarbecker #gestão #desafios #ameaças #oportunidades

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest