Cuide de você mesmo antes de cuidar dos outros. Por que o egoísmo é uma ferramenta indispensável para ajudar os outros?
Você só pode dar aos outros aquilo que tem. Esta foi a maior lição que aprendi em um curso de coaching que fiz há uns 15 anos, e que estou tendo que praticar nos últimos meses.
A empatia é fundamental em qualquer relação. Usar a empatia para ajudar alguém é indispensável, mas tem limites que você tem que impor. O risco de não dizer chega pode ser a somatização, quando você internaliza o problema dos outros, não resolve o deles e cria um para você.
Encontrei as argumentações para esta lição um tanto quanto contraditória no podcast Ojalá lo Hubiera Sabido Antes, de Alex Rovira, Francesc Miralles e Antoni Bolinches.
A principal lição que aprendi na conversa entre os três espanhóis foi a do EGOÍSMO POSITIVO, que pode ser resumido como impor limites ou saber dizer não para se proteger, sem ofender o outro.
Combinar esta lição com a lição Estoica de Marco Aurélio de que “você tem poder sobre sua mente, não sobre os eventos. Perceba isso e encontrará força”, está me ajudando a ser egoísta para fazer bem aos outros.
Como você impõe limites e preserva a sua saúde mental?
Fonte: “No es Egoísmo es Salud Mental” – Ojalá lo Hubiera Sabido Antes.
#ismarbecker #motivação #felicidade #sucesso #equilibrio #oportunidades



