Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

ESQUEÇA A OPINIÃO ALHEIA

Talvez por ter um pai brilhante, que muitas vezes ofuscava quem estava por perto, sempre me preocupei muito com o que os outros pensavam de mim. Quer saber como tento mudar isto?

Já ouviu falar do Desapego Ativo, de parar de se preocupar com a validação externa, com que os outros pensam de você? Não faz muito tempo que me aprofundei nas lições do filósofo francês Montaigne que está me ajudando muito a trilhar este caminho. Alguns dos conselhos dele que sigo.

– Força do DESAPEGO

Fui educado para exceder as expectativas dos outros. Isto foi fundamental para minha vida e carreira, mas me cobrou um preço muito alto. Sempre os desafios da vida de uma forma muito dura. As pessoas tinham medo de mim. Quando passei a aceitar os altos e baixos da vida, comecei a entender que não tinha que vencer todas as batalhas.

– Brilho da AUTENTICIDADE

Sempre tive a necessidade de provar meus valores. Isto parecia forçado, artificial. A partir do momento em que tirei minha armadura, que passei a ser genuíno, a aceitar a natureza da vida, com seus altos e baixos, passei a viver melhor.

– Sabedoria da IMPERFEIÇÃO

Como todo mundo, comete erros. Não negligência com eles, mas sei que fazem parte da vida e que posso aprender com eles. Cresci muito com a resiliência e a antifragilidade. Como disse Nietzsche: “O que não me mata me torna mais forte!”

– CONEXÕES profundas

As pessoas com as quais você se relaciona sabem quando você está sendo autêntico. Quando assume as fraquezas e exercita, sem arrogância, as forças. Isto cria uma empatia quase automática. Não preciso mais provar o que sou, as pessoas sentem.

– DANÇA DA VIDA

Sei que não controlo muitos eventos da minha vida, mas que posso tentar controlar como reajo a eles. Qualquer semelhança com os Estoicos é total coincidência.

Algumas frases de Montaigne, para refletir:

“O que eu sei?” – Humildade de reconhecer a ignorância.

“Preferimos a mentira que nos tranquiliza a verdade que nos incomoda” – Negação da Realidade.

“Não tenho certezas. Vivo tentando compreender, mas aceito meus limites” – Aprendendo com a vida.

Como vai sua jornada em rumo ao desapego?

Fonte: When you Stop Caring, everything starts to Work Out – The Philosophy of Michel de Montaigne; “The Freedom of Letting Go – Montaigne’s Timeless Guide to Inner Peace” – Olivia Peltz.

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest