Um grupo de iluminados decidiu que o mundo é binário. Você só pode concordar, ou discordar totalmente, com uma tese. Quer saber como isso está acabando com as universidades?
A história nos ensina que boas, justas e necessárias ideias de correção de injustiças são radicalizadas, até se transformarem em seitas dogmáticas, fundamentadas no mundo binário: 100% a favor ou contra. A bandeira DEI é um dos exemplos.
Raymond Aron propôs o conceito do movimento pendular entre a Ideologia e a Lucidez. A primeira é dominada pelo fervor. A segunda pela reflexão crítica.
O objetivo de promover a Diversidade, Equidade e Igualdade era corrigir desigualdades históricas como raça, gênero e orientação sexual. Só terraplanistas da seita oposta poderiam ser contra.
O pêndulo começou a se mover da ideia de corrigir injustiças, até chegar ao extremo, composto de purismo identitário, reparação compulsória, dilema oprimido x opressor. Alguns resumem como Discriminação Reversa.
A dogmatização do DEI nas universidades americanas chegou ao extremo de exigir uma declaração, na qual os candidatos a qualquer função, principalmente professores, tinham de responder a um teste binário (você é favor ou contra).
Litmus é um teste químico para substâncias ácidas e básicas. Ou é um, ou outro. O conceito foi adaptado para avaliar se você pertence ou não a um grupo político. Uma pergunta clássica: você se considera de esquerda, direita ou isento? Quem não marcar a primeira alternativa é excluído. Sou vítima desse preconceito aqui no LinkedIn.
No Brasil, a pergunta para definir se você é um de ‘Nós’ ou um ‘Deles’ é: a Lava Jato foi benéfica ou maléfica para o Brasil? Se você responder maléfica, a resposta é: vocês também roubaram, você é fascista.
A força no movimento pendular é restauradora. Ela faz o pêndulo voltar à posição de equilíbrio. Para chegar centro, contudo, o pêndulo tem que ir quase para o outro extremo.
Em muitas das democracias liberais ocidentais, este momento chegou, ou está chegando. A verdadeira avalanche da extrema-direita é o resultado de ideias válidas, como a DEI e WOKE, terem sido levadas a um extremo insustentável.
O fim do movimento pendular do DEI nas universidades nos EUA começou com o depoimento dos presidentes de Harvard, MIT e UPen, após manifestações de estudantes favoráveis ao atentado terrorista contra Israel. Duas delas renunciaram. Uma delas, de Harvard, que estava sendo investigada por plágio, só chegou ao cargo por ser mulher e negra. Seguindo a lógica do movimento pendular, Trump investiu em Harvard, alguns dizem por que seu caçula não foi aceito, e ameaça falir a mais antiga universidade.
Quando o pêndulo ideológico retornará para o equilíbrio? Até onde ele irá no outro extremo?
Fonte: “DEI as We’ve Known it is Being Dismantled. What comes next?” Heterodox Academy: “Harvard President Responds to Trump’s Highly Illegal Threats” – Wall Street Journal.
#ismarbecker #Diversidade #Equidade #Igualdade #Woke



