FELICIDADE É PODER

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

A vontade de viver é nosso objetivo primário. A felicidade é aumentar nosso poder. Quer saber por quê?

Nós humanos somos diferentes dos outros animais porque lutamos mais do que pela simples existência. Queremos viver, mas queremos entender como podemos evitar ser simplesmente dominados pelas circunstâncias. Queremos evitar a dor, o ódio, a tristeza, a inveja, o sofrimento. Esta reflexão é de Baruch Spinoza, um dos maiores e mais controversos filósofos da história.

EXISTIR É PODER

Como não queremos só sobreviver, buscamos poder na nossa existência. Não queremos só passar na vida. Este poder pode ser conquistado de duas formas:

Fatores externos: bens materiais, riqueza, objetos de desejo.

Fatores internos: entender as coisas, ter uma mente ativa, não ser um simples receptor dos outros.

Os primeiros você pode perder de uma hora para outra. Além disso, o prazer de conquistá-los dura pouco. Os internos são duradouros e vão aumentando ao longo do tempo.

ENTENDER É PODER

Quando entendemos o que acontece conosco, como reagimos a estes eventos, bons ou maus, criamos um poder interno que ninguém pode tirar de nós. Felicidade é aumentar este poder interno e depende basicamente de você.

ENTENDER INFELICIDADE CRIA FELICIDADE

Quando perdemos algum bem material, que talvez já não tivesse muita importância, ficamos infelizes. Quando perdemos um ente querido, sofreremos esta perda, mas se entendermos que isto é parte das nossas vidas, saberemos enfrentar a perda.

Você concorda que o poder da felicidade?

Fonte: “Spinoza’s Happiness Algorithm”- Corporeal Fantasy by Martin Buttler.

#ismarbecker #motivacaoo #oportunidades #carreira #Felicidade #propositos

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest