Me fizeram esta pergunta na semana passada. Ainda bem que foi em um WhatsApp, assim tive tempo de perguntar ao ChatGPT o que significava. Quer saber por que pode ser uma doença, que pode te afetar?
Anancástico é alguém com uma necessidade excessiva de ordem, controle, regras e perfeccionismo. Em casos não tão raros, pode ser um TPOC (Transtorno de Personalidade Obsessiva Compulsiva). Vamos ver como um líder anancástico prejudica um negócio?
Existem diferentes níveis de líder anancástico, dependendo do grau de algumas destas características. As suas cinco principais características são:
- PERFECCIONISMO
As formigas têm o mesmo peso dos elefantes. Para um contador, que tem que fechar o balanço, uma diferença de 1 centavo tem o mesmo peso de 1 milhão. Quanto mais alto na hierarquia, mais entraves no negócio isto gera, travando a delegação.
- INFLEXIBILIDADE
Regras são inflexíveis, afinal sempre fizemos assim. Corremos riscos desnecessários mudando. É crônico na Alemanha.
- DETALHISMO
Por focar no micro, não enxerga o macro. Vê a árvore e não a floresta. Atrasar ou inviabilizar pequenas a grandes ideias.
- INDECISÃO
Medo de errar atrasa decisões que atrasam projetos. Sempre pede uma informação adicional que reduza os riscos. É a antítese do empreendedor.
- CONTROLE excessivo
Como não confia em ninguém, tudo tem que passar por ele.
Estas características são positivas em uma função técnica, mas um desastre na cúpula do negócio. Atrasam ou inviabilizam decisões, desmotivam equipe, destroem relações profissionais, dificultam, ou destroem inovação.
Você já fez uma autoavaliação das 5 características do anancástico?
Fonte: “Leaders Eat Last” – Simon Sinek.
#ismarbecker #motivação #carreira #oportunidades #desafios #perfeccionista



