Fascista é alguém que diz que fala por todos, não respeita o direito dos outros e usa violência, ou qualquer outro meio, para atingir seus objetivos. Falta algo para enquadrar Stalin, Hitler e Mao nesta descrição?
A definição acima é de Madeleine Albright, cuja família fugiu do Nazismo para os Estados Unidos. Ela foi a primeira mulher secretária de Estado, equivalente ao Ministro de Relações Exteriores, dos EUA. No livro “Fascismo – Um alerta”, ela relaciona as seguintes características do Fascismo:
– Rejeição da democracia e do pluralismo.
– Nacionalismo para unir alguns e rejeitar outro.
– Devoção ao Líder Supremo (Führer, Duce, Grande Timoneiro).
– Desprezo pelas instituições e imprensa.
– Manipulação da Verdade, propaganda massiva.
Acrescento: supressão da liberdade individual, em nome de um Estado forte.
DIAGRAMA DE NOLAN
A influência, ou domínio, de uma ideologia tem diversos graus, de moderado até radical, foi desenvolvida pelo americano David Nolan, em um gráfico com uma variável, a Liberdade Econômica, e a outra, a Liberdade Política.
No eixo “x” Horizontal se mede a aceitação da intervenção do Estado na Economia. Em 2025, o Milei está na direita, defendendo menos Estado, menos impostos, marcados livres. À esquerda está o “Gasto é Vida” que acredita em jogar dinheiro de helicóptero.
No eixo “y” Vertical, medimos a tolerância à intervenção do Estado na vida pessoal das pessoas. Na parte de cima estão os que não querem o governo interferindo nas suas vidas. Na parte de baixo, os que defendem que o cidadão deve ser protegido (sic!) pela censura, pela polícia, pelo politicamente correto.
No quadrante inferior esquerdo, veja que coincidência estatística, estão os que defendem a máxima intervenção na economia e na vida pessoal. Isto só pode ser conseguido por um REGIME TOTALITÁRIO COMUNISTA ou FASCISTA.
O melhor (ou pior?) exemplo na história foi a invasão da Polônia em 1939. Um assassino austríaco ficou com uma metade, e o outro da Georgia, com a outra.
LIBERAL É LIBERAL
Por isto que é uma ignorância qualificar Liberais de Fascistas. Nós somos simplesmente liberais. Aqui no Brasil, condenamos o gasto é vida, o controle social da mídia e, ao mesmo tempo, capitães, seitas religiosas e negacionismo científico no poder.
Nosso lema é VIVA LA LIBERTAD, CARAJO.
Você sabia que os liberais não são de direita, nem de esquerda? Você é LIBERAL ou FASCISTA de direita ou esquerda?
Fonte: “Fascism – A Warning” – Madeleine Albright.
#ismarbecker #Fascismo #Comunismo #Socialismo #Liberdade #Democracia



