CHINA VENCE GUERRA IA

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

As mídias sociais sabem tudo o que fazemos. Os LLM, como o Chat GPT, saberão muito mais. Você abrirá sua vida, sua mente ou planos para uma DITADURA?

A última segunda-feira foi de pânico nas bolsas mundiais. As BigTechs americanas perderam 1 trilhão de dólares. Só a Nvidia, fabricante de chips para a IA, ficou com 600 milhões. No Brasil, as ações da WEG caíram mais de 6%.

Seria o fim da bolha da IA nos EUA? A China iria acabar com os concorrentes, como está fazendo com os carros alemães? Os progressistas estouraram garrafas de champagne para regar seu caviar do dia a dia. Mas calma, que nem tudo que reluz é ouro.

Joseph Schumpeter disse, em 1942, que o processo contínuo de inovação é um dos pilares do capitalismo. Novas tecnologias, produtos, modelos de negócios destroem os antigos, criando mais riqueza, progresso econômico e bem-estar. Ele chamou de destruição criativa.

O DeepSeek é um Large Language Model quase tão bom quanto o da OpenAI. A diferença é que custou um dinheiro de cachaça (6 milhões), comparado com os bilhões que os gigantes americanos gastaram. Além disso, consome menos energia. Passado o susto da segunda negra, as ações estão se recuperando, mas não atingiram os níveis anteriores.

Como previsto por Schumpeter, os beneficiados serão os usuários dos LLM, que terão custos mais baixos, o que vai gerar mais valor, crescimento e bem-estar. Um dos grandes perdedores é a Nvidia, que terá de baixar suas margens de até 90%. Como diz Milei: Viva la libertad, carajo!

O que parece ser um salto tecnológico chinês foi, na verdade, uma DESTILAÇÃO dos modelos americanos e franceses. Destilação é um eufemismo para copiar. Alguns comparam este processo ao que a defunta União Soviética fez com armamentos e armas nucleares americanas. Não concordo integralmente com esta comparação, porque o modelo econômico chinês até pouco tempo, tinha fundamentos de uma economia de mercado.

Controlada pelo Partido Comunista Chinês, que está retomando o espaço cedido aos empreendedores, este belo cavalo tecnológico vem recheado com dois presentes:

– Censura: tente perguntar ao DeepSeek quantos foram assassinados na Praça das Paz Celestial? Se Taiwan é um país independente? Por que os Uigures em Xinjiang são perseguidos? Por que o ex-presidente Hu Jintao foi retirado à força do Congresso do PCC? As respostas, ou falta delas, seguem os valores do PCC.

– Vazamento de informações: o regime da China tem mais de 200 milhões de câmeras espalhadas, para controlar cada passo, palavra ou pensamento dos chineses. Você acredita que vai perder a oportunidade de fazer isto no mundo todo, colocando programas da DeepSeek em Cavalo Troichines?

Você vai aceitar este cavalo de presente?

Fonte: The Real Meaning of the DeepSeek drama” – The Economist; DeepSeek: brecha de segurança expôs milhões de dados sensíveis de IA chinesa, TecMundo; Tudo sobre o novo modelo chinês de Inteligência Artificial, Otávio Costa Miranda.

#ismarbecker #IA #oportunidades #China #inovacao

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest