FILHOS SÃO SUCESSORES NATURAIS?

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Filho herda as competências do pai ou da mãe para sucedê-los? A resposta é sim e não. Quer ver dois exemplos?

Duas frases da cultura popular indicam caminhos para avaliar um herdeiro:

“Cada macaco no seu galho” e “Filho de peixe, peixinho é”.

“Ainda estou aqui” é o primeiro filme brasileiro indicado para o Oscar de melhor filme. De lambuja, foi indicado como melhor filme estrangeiro e melhor atriz. Mas o que isto tem como sucessão em Empresa Familiar?

HERDEIRO FORA DO NEGÓCIO

A sabedoria popular dos macacos vale para Walter Moreira Salles Junior, o mais conhecido e premiado diretor de cinema do Brasil. Sua família controla a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, além de ser grande acionista do Itaú.

Walter Junior nunca quis seguir os passos do pai, que foi embaixador, ou os seus negócios. Não sei se o pai e/ou a mãe gostaram, mas ele decidiu tomar outro rumo.

O Brasil ganhou um excelente diretor de cinema, dois grandes grupos econômicos brasileiros foram poupados do que seria, muito provavelmente, um péssimo gestor. Pior do que isto, se ele tivesse entrado na gestão dos negócios, provavelmente seria um frustrado, e o Brasil perderia uma estrela da indústria cinematográfica.

HERDANDO AS COMPETÊNCIAS

Já a lição dos peixes vale o talento que Fernanda Torres herdou da mãe Fernanda Montenegro e do pai Fernando Torres. Ser filha de dois atores, conviver no meio artístico pesou na formação de Fernanda Torres, indicada para o Oscar de melhor atriz, por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui, atuando com sua mãe.

EQUAÇÃO DO SUCESSO

Aprendi em um curso de coaching que sucesso pode ser o resultado da equação:

SUCESSO = 10% TALENTO + 10% MEIO + 80% ESFORÇO

Talento o Walter Salles e a Fernanda Torres têm de sobra. O meio, onde viveram, seguramente, ajudou na sua formação, mas sem o esforço não teriam chegado onde chegaram.

A fórmula do sucesso pode ser aplicada na sucessão em uma empresa familiar?

#ismarbecker #Empreendedorismo #carreira #motivação #oportunidades #competência

 

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest