O que gera mais resultado: uma ação com 80% do resultado possível hoje, ou uma com 100% daqui a um mês?
Claro que a pergunta não tem uma resposta única, porque depende da situação. Vou contar dois fatos para você avaliar:
Caso # 1 – Cotação de máquina importada: pedi um orçamento prévio de uma gravadora de telas serigráficas. Prazo de entrega: 4 meses. O fabricante, não por acaso alemão, levou uma semana para cotar. Estava aguardando o frete, que representa uns 3% do valor. Pergunta: Qual a probabilidade de o frete atual ser o mesmo em quatro meses?
Caso #2 – Orçamento anual: participei de uma reunião para discutir o orçamento anual de uma empresa. A avaliação não pode ser concluída porque uma das quase 200 linhas da planilha poderia ter um erro. Que impacto isso teria no resultado?
PERFEIÇÃO e EXCELÊNCIA
- FLEXIBILIDADE: a vida e os negócios não são uma linha reta. Perfeição não tem espaço para ajustes. Em um mundo em constante mudança, flexibilidade somada à agilidade é fundamental.
- ATELOFOBIA: medo intenso, às vezes irracional, de cometer erros. Por que não ser antifrágil, aprendendo com os erros para fortalecer e evoluir? Se eu fosse perfeccionista, nunca conseguiria escrever diariamente no LinkedIn, mesmo cometendo erros.
- DEFENSIVO: como só existe uma possibilidade, o perfeccionista tem uma mala de argumentos para justificar sua posição. Não consegue avaliar alternativas.
- DESTINO ou VIAGEM: quem aponta só para o destino, não enxerga as oportunidades e ameaças do caminho.
- CRÍTICA DESTRUTIVA: dar e receber feedback é essencial para a evolução. Se só aceito um caminho, acabo sendo maniqueísta (eu x eles).
Perfeccionismo é correr atrás de estrelas. Excelência pessoal ou no negócio, é viver com as estrelas, criando sucesso possível.
Como você se relaciona com perfeccionistas?
Fonte: “CIAs Proven Strategy for Taking Massive Action -Andrew Bustamante; www.develpogoodhabits – “Excellence x Perfection – 5 Basic Differences.
#ismarbecker #motivacao #oportunidades #carreira #perfeccionismo #empreendedorismo



