FUNCIONÁRIO SUPERA PATRÃO

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Qual seria a sua reação ao acompanhar o negócio de um ex-funcionário ultrapassar você?

Vou contar uma história de sucesso, na qual tive uma pequena participação, que foi demitir um funcionário. Quer conhecer a história completa?

Há 10 anos, tive que fazer um downsizing, eufemismo para corte de pessoal na empresa. Como não adianta cortar o cafezinho, comecei por cima. Não tinha nenhum motivo de desempenho, competência ou potencial para as demissões. Era simplesmente necessário para a sobrevivência da empresa.

Conhecendo o potencial do Rangel Mielker, incentivei que ele entrasse na pequena decoradora do pai e do irmão, que era na garagem da casa deles. Era literalmente a família na empresa. Rangel somou sua competência gerencial, com o conhecimento de decalcomania da sua passagem na Beckter Transfers, para lançar decorações que os outros não faziam.

O setor de cerâmica de mesa é muito tradicional. Como a barreira de entrada é baixa, o método mais usado é a “copinspitação’, com pouca inovação de produto, de marketing e na força de vendas. Logo a Fábrica Catarina estava criando seus pequenos oceanos azuis, não só com decorações, mas também em modelos (shapes) e canais de venda. Depois migrou para produtos de madeira e acrílico.

Começou decorando canecas de terceiros. Depois partiu para a produção própria, que eu julguei uma loucura. Ainda bem que ele não me escutou.

Nesta semana, fui visitar sua nova iniciativa. Inaugurou um outlet na frente da fábrica, que logo será um dos seus maiores clientes, além do site de vendas diretas.

A Fábrica Catarina é um dos nossos maiores clientes, sempre aberta a testar conceitos novos de decoração. Começou com três funcionários, em um barracão de 80 metros quadrados. Hoje, tem 75 colaboradores em um galpão de 3.300 m², atendendo mais de 1.100 clientes.

Faz uns dois anos, a fábrica foi praticamente destruída por um incêndio. Fui lá no dia seguinte. Ele me recebeu com uma frase marcante: “Poderia ter sido pior!” Só o grande estoico Epiteto para ter uma reação dessas.

Não dá orgulho ver um ex-colaborador ultrapassar você?

#ismarbecker #motivação #oportunidades #carreira #empreendedorismo #ceramica

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest