CONFUSÃO FAMÍLIA E NEGÓCIO

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Separar o churrasco do domingo e a reunião de segunda é um dos desafios da Empresa Familiar. Tem alguma ferramenta para isto?

Estou iniciando um trabalho com duas empresas médias, com sócios, familiares da segunda geração, sendo todos executivos no negócio. Seguindo o modelo dos Três Círculos de Tagiuri e Davis, eles estão, simultaneamente, nos círculos da Família, da Propriedade e da Gestão. Isto pode facilitar, ou complicar, o relacionamento entre eles?

MODELO 3 CÍRCULOS TRADICIONAL

No modelo dos três círculos tradicionais, cada círculo tem seu fórum de discussão.

Empresa: conselho de administração ou consultivo + gestão

Propriedade: assembleia ou conselho de sócios

Família: conselho ou assembleia de sócios, family office

MODELO SIMPLIFICADO

Em um grande número de médias empresas familiares, todos estão nos três círculos, portanto não cabe um conselho de família, cabendo ao Conselho, geralmente consultivo, exercer todos os papéis da governança.

Esta interpretação do modelo foi apresentada pelo Wanderlei Passarella no V Fórum Anual de Governança do Celint. Uma dificuldade que estou encontrando é como separar os assuntos/interesses, nas pautas das reuniões do Conselho Consultivo.

MODELO QUATRO SALAS

O conceito que estou tentando aplicar é o das quatro salas, dividindo a agenda em quatro grandes temas, da seguinte forma:

https://www.linkedin.com/posts/ismar-becker-mentor-consultoria-conselheiro-ceramica-harvard-insead-gestao-mercadointernacional_ismarbecker-motivaaexaeto-carreira-activity-7252272333829115905-Tssu?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

SALA ACIONISTAS: Estratégia. Longo prazo. Alguns temas: compra e venda de ativos, empréstimos, aumentos, capitais.

SALA CONSELHO: Mediar posições entre acionistas e gestão. Alguns temas: Contratar ou demitir CEO, planejar sucessão gerencial, deliberar aspectos operacionais dos investimentos.

SALA GESTÃO: Operação. Implementar as decisões das duas outras salas.

SALA FAMÍLIA: Aumentar laços familiares, desenvolver talentos, debater temas alheios ao negócio.

Como você separa a discussão dos assuntos nas reuniões de conselho?

Fonte: Palestra Wanderley Passarella – Fórum Conselheiros Celint; Harvard Business School – “Manual Empresas Familiares” – Josh Baron; Rob Lachenauer.

#ismarbecker #motivação #carreira #empreendedorismo #oportunidades #FamiliaEmpresaria

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest