Premeditatio malorum (antecipação dos males) é um dos pilares da Tríade Estoica da sabedoria. Antecipar adversidades nos ajuda a suportar aquelas que não podemos evitar. E como devemos agir com aquelas que poderíamos evitar?
Muitas coisas aconteceram na minha vida sem nenhum planejamento ou preparação, especialmente quando saí do Brasil. Isso me custou muitas cicatrizes e lições. Vivenciar algo que você sabe que vai acontecer em casa, sem que tenha capacidade de convencer os outros, foi um verdadeiro martírio. Três exemplos:
COMUNISMO
Meu saudoso pai me exilou na Alemanha, no fim da década de 80. Um senador da Arena não podia ter um filho comunista. Segui a máxima do Roberto Campos, “jovem que não foi comunista não teve coração”. O problema foi a “fast forward” para o final da frase “quem continua depois dos 30 não tem razão”.
Na minha primeira visita à cerca, fortemente vigiada e armada, que separava a Alemanha, meu coração caiu na real. Por que fizeram uma cerca, com os parafusos do lado capitalista, para defender os indefesos comunistas?
A minha decepção não foi isso, mas saber que não conseguiria convencer meus camaradas de utopia que tinham ficado no Brasil.
INFLAÇÃO + LIVRE COMÉRCIO IRLANDA
Cheguei na Irlanda no dia em que o Collor e a Zelia confiscaram o dinheiro. Aqui o mercado era fechado, a inflação era de uns 30% ao mês. A Irlanda é um país aberto às importações, com inflação de 1,2% ao ano. Em pouco tempo, conclui que esse cenário chegaria ao Brasil. Quando voltei, tentei passar esta mensagem na empresa, sem nenhum resultado, a não ser minha decisão de sair.
DECADÊNCIA ALEMANHA
A imagem idílica que tinha da Alemanha foi derretendo com o tempo passando na empresa que comprei em 2014. Uma combinação de um povo vivendo na zona de conforto, com uma ditadura burocrática sufocante, potencializada por uma governante que anestesiou o país por 16 anos, algum dia iria cobrar um preço.
Muitas vezes fui quase linchado socialmente por levantar essa realidade. O tempo, o Putin e um (des) governo que consegue ser pior do que o nosso, precipitaram a derrocada alemã. Mais detalhes no post de amanhã.
ANTECIPAÇÃO ÚTIL
Sofrer por antecipação não adianta. Estar preparado para um problema que já aconteceu em outro lugar, nos ajuda a mudar de rumo, para estar mais preparado e diminuir os impactos do problema.
Você sofre por antecipação?
Fonte: Tombos que levei; Como Parar de Sofrer Por Antecipação – www.engrandece.com.
#ismarbecker #motivação #oportunidades #carreira #estratégia #empreendedorismo



