EXÍLIO ESTOICO

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

“Tudo na vida começa com CORAGEM. Nada é possível sem ela”. Quer saber como esta frase está me ajudando a enfrentar o injusto exílio midiático, aqui no LinkedIn?

A coragem é demonstrada de várias formas. Desafiar normas, resistir às injustiças, perseverar em meio às dificuldades, tomar decisões arriscadas, são algumas delas. Aprendi isso com meu saudoso pai, e reformei esse valor com o estudo dos filósofos ESTOICOS.

CRONOLOGIA DE UMA CONDENAÇÃO SEM CRIME

No dia 05 de agosto fui banido do LinkedIn. A vaga justificativa foi “Violar as políticas para comunidades profissionais”. Até hoje não sei o que isso significa. Não usei nenhum palavrão, não fiz nenhum comentário racista, sexista, etc.

No dia 02 de setembro, recebi um e-mail com a seguinte mensagem.

“Seu conteúdo de publicação voltou no LinkedIn. Inicialmente, seu conteúdo de publicação foi removido por violar nossas políticas. Como parte da nossa avaliação, determinamos agora que seu conteúdo de publicação não viola nossas políticas. DESCULPE-NOS PELO ERRO. Seu conteúdo de publicação voltou no LinkedIn”. O destaque em maiúscula é meu. Logo depois voltei a ser banido.

No dia 12 de setembro fui reabilitado, com a condição/ameaça de restrições e, até exclusão total caso violasse as Políticas do LinkedIn. A Executive Escalation Case Manager, cujo nome omitirei, escreveu: “Entendo que pode ser um desafio descobrir exatamente qual conteúdo foi removido por violar a política do LinkedIn”.

Ou seja: não sei por que fui condenado, por isso não sei o que posso escrever sem desrespeitar as Políticas do LinkedIn. É mais ou menos como você saber que tem um limite de velocidade em uma estrada, mas não ser informado qual a velocidade máxima. O policial multa na velocidade que quiser.

No dia 13 de setembro, postei QUAL O PREÇO DA LIBERDADE, que teve 55.000 impressões, 714 reações, 310 comentários e 12 compartilhamentos. Dois dias depois, meus posts são visíveis somente para minhas conexões, mas ninguém pode compartilhar, inclusive eu.

CORAGEM É CORAGEM

Ryan Holiday nos ensina que CORAGEM É RISCO, é sacrifício, é comprometimento, perseverança, é verdade, é determinação.

Seguirei aqui, ou outros meios, defendendo a LIBERDADE DE EXPRESSÃO, a DEMOCRACIA, o CAPITALISMO, a MERITOCRACIA, o ILUMINISMO.

Seguirei condenando as propostas TOTALITÁRIAS, de direita ou esquerda, o COLETIVISMO, a utopia da IGUALDADE. Não me falta coragem para isso.

Você tem alguma explicação para esse cancelamento?

Fonte: “A Vida dos Estoicos” e “O Chamado da Coragem” – Ryan Holiday.

#ismarbecker #motivação #proposito #carreira #oportunidade #Estoicismo

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest