Mineiros levam canários para as minas de carvão para detectar gases. Eles morrem antes, avisando os mineiros. Qual foi o canário que morreu na China? Será que os chineses terão tempo de fugir da mina?
Para o desespero dos coletivistas o que provocou a explosão econômica da China, a partir de 1984, foi a liberalização da economia, com o mercado decidindo onde alocar os recursos. O governo ajudou com subsídios e supressão dos direitos básicos dos trabalhadores.
Os quatro pilares de crescimento foram: exportações, entrada na OMC, altíssima poupança interna, boom Imobiliário, investimento em infraestrutura.
Japão e Coreia do Sul usaram essa receita antes. O Japão está com crescimento baixo e deflação há décadas. A Coreia do Sul conseguiu migrar para a exportação de produtos de alta tecnologia e serviços.
Três dos pilares do boom chinês:
- Imóveis: uns 50 milhões de casas e apartamentos, cerca de 22% dos imóveis urbanos estão desocupados.
- Infraestrutura: construir um mega aeroporto gera crescimento. O segundo menos. O terceiro nada. Isto vale para autoestradas, pontes, túneis, vias férreas de alta velocidade etc.
- Exportações: Covid, invasão da Ucrânia e os ataques dos Hutis na entrada canal de Suez, nos ensinaram que não devemos colocar todos os ovos das importações na mesma cesta.
HISTÓRICO DO INÍCIO DA QUEDA
As grandes civilizações não acabaram por ataques externos, mas por uma combinação de erros internos. Alguns da China:
– Interferência na economia: o mantra “ficar rico é glorioso” de Deng Xiaoping acabou. Provas são a intervenção no setor educacional e de alta tecnologia. Segundo o historiador Stephen Kotkin, baseado na implosão da URSS, o comunismo não convive com opiniões políticas dissidentes.
– Novo Grande Timoneiro: apesar dos milhões de mortos pelas políticas equivocadas de Mao Zedong, seu poder absoluto nunca foi contestado. Por isso, Deng Xiaoping estabeleceu um limite de dois termos para o presidente, além da divisão do comando do PCC e do Exército de Libertação Nacional. Com a possibilidade de mandatos ilimitados, Xi Jinping é o novo Mao.
– Aliança com Rússia: a Otan era um morto vivo, segundo Macron. Putin conseguiu uni-la, além de provocar a entrada da Suécia e Finlândia. Qual país europeu confiará no maior aliado da Rússia?
– Fuga de capital – queda dos investimentos.
CENÁRIO DE QUEDA
Popper e Hayek nos ensinaram que liberdade política anda de mão dada com sucesso na economia. A informação livre e disseminada evita a tirania e permite milhões tomarem melhores decisões para melhorar suas vidas.
Quanto tempo dura o modelo Xi na China?
Fonte: Cato Institute – China’s post 1978 Development and the Entry into the Global Trading System; Prof. Stephen Koptkin: On China’s support to Russia; The Economist – At Last China Pulls the Triger on Stimulus.
#ismarbecker #China #economia #exportações #geopolitica



