OS HUMANOS SÃO DESIGUAIS

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

FATO: nenhum regime igualitarista funcionou, desde a Revolução Russa.

OPINIÃO: nenhum regime igualitário funcionará, porque os humanos são desiguais. Quer participar da avaliação dos fatos e da discussão das opiniões sobre este tema?

“Intelectuais dizem que falam a verdade sobre o poder. Na verdade, são pessoas que mentem para ganhar o poder”. Esta frase resume a mensagem de Thomas Sowell, em ‘Os Ungidos’.  Com esta frase, podemos deflagrar um debate entre a criação ou a distribuição da RIQUEZA.

UNGIDOS NO PODER

Ungidos são os que receberam poderes especiais de Deus. Na política e economia é que se tem uma visão particular de como o mundo deveria ser.  Eles acreditam nas suas utopias, desconsiderando opiniões e evidências contrárias.

Nos diversos modelos igualitaristas propostos, as pessoas não teriam desafios, não precisam se preocupar com concorrência, todas suas necessidades seriam atendidas pelo Estado, com os impostos dos ricos. No Brasil, um ungido diz que “gasto é vida”. Na Argentina, “onde tem uma necessidade, nasce um direito”. A realidade, contudo, é que as necessidades são infinitas, enquanto os recursos finitos.

O preço dos que viveram nessas sociedades tiveram que pagar, foi ser tratado como manada, alimentado pelo Estado, controlado pelos Ungidos, em nome de uma utópica Justiça Social.

ESTADO DE DIREITO LIBERAL

Para poupar os interessados na discussão de erros básicos, um Liberal não é nazista, fascista, extremista, direitista. Liberalismo não significa o direito de fazer o que quiser.

Segundo o Dr.  Markus Gabriel, citando Kant e Moses Mendelssohn, uma sociedade evolui pelo USO PUBLICO DA RAZÃO, que a somatória dos pensamentos do cidadão, não de filósofos.  Não existe um modelo único para o desenvolvimento de uma sociedade, muito menos fim da história, em um modelo perfeito, ou inevitável.

O Liberalismo busca uma sociedade com um modelo de evolução, não estagnação ou retrocesso. Isto é possível com as contribuições diferentes, dos cidadãos, que são diferentes entre si, por terem competências diferentes. É o princípio da divisão do trabalho.

A desigualdade social e econômica, deve permitir que a base da pirâmide se beneficie dela. Que posso evoluir como consequência dela. Manter pessoas somente com transferências públicas, as mantêm na situação em que estão, além de garantir um eleitor ativo.

É melhor criar riqueza, mesmo com desigualdades ou somente distribuir, igualando a maioria na carência, para a eternização dos ungidos?

Fontes: “Os Ungidos – A Fantasia das políticas Sociais Progressistas” – Thomas Sowell; IWP – Institut fûr Schweizer Wirtschaft – Betrachtungen zur Neuen Aufkllärung”.

#ismarbecker #economia #Liberdade #Liberalismo #Socialismo #Igualitarismo

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest