CORAGEM LIBERTA. MEDO PARALISA.

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

A CORAGEM MORAL de desafiar normas, resistir à tirania, perseverar em meio às dificuldades, é fundamental para não entrarmos em um estado distópico, onde pagaremos com a liberdade por uma prometida segurança. Quer saber como podemos combater isso?

Durante meu exílio midiático, amigos questionaram a validade de expressar minhas opiniões, às vezes desagradando poderosos. O que você ganha com isso?, perguntaram alguns. Por que comprar brigas inúteis?, perguntaram outros. O livro “O Chamado da Coragem”, de Ryan Holiday, me ajudou a responder.

ESCOLHA DE HÉRCULES

O deus grego Hércules, ainda jovem, encontrou duas deusas em uma encruzilhada.  A deusa do prazer lhe ofereceu uma vida sem preocupações, onde ele teria tudo que desejasse. A deusa da virtude explicou que para atingi-la, teria muitos desafios e trabalho, mas, ao final da jornada, se tornaria o homem que nasceu para ser. Hércules venceu o medo de trocar o prazer fácil, pelos riscos e dificuldades da construção da virtude.

MINHAS ESCOLHAS

Aprendi com meu saudoso pai que é fundamental defender aquilo que achamos correto, mesmo que isto tenha seus custos (vide meu exílio). Dos 10 tipos de coragem que Ryan Holiday lista no livro, destaco sete fundamentais:

  1. Coragem de SER VOCÊ MESMO: sou honesto comigo mesmo. Não negocio meus valores. Assim desenvolvo confiança para enfrentar desafios e adversários, usando minhas habilidades.
  2. Coragem de aceitar DESCONFORTO: saio da zona de conforto. Me exponho a novas experiências e desafios.
  3. Coragem de dizer NÃO para tudo que conflita com meus valores
  4. Coragem de dizer SIM para as oportunidades alinhadas com meus valores, correndo riscos calculados.
  5. Coragem da SOLIDÃO: defendo posições, mesmo que poucos ou ninguém, me apoie.
  6. Coragem de trabalhar em GRUPO: uno forças, mesmo que com adversários, quando os valores são os mesmos. Alguns desafios não podem ser superados sozinho.
  7. Coragem de ERRAR: admito os erros. Tento aprender com eles, criando resiliência.

Como você supera seus medos?

Fonte: “O Chamado da Coragem” – Ryan Holiday.

#ismarbecker #motivação #liberdade #oportunidades #carreira #medo #coragem

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest