Nosso destino é determinado por um conflito interno entre duas forças: o INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA e a INTUIÇÃO UNIVERSAL. Quer saber porque é necessário libertar a intuição para evoluir?
SOBREVIVÊNCIA x EVOLUÇÃO
O instinto de sobrevivência é binário: lutar ou fugir. Quando descemos das árvores tínhamos que tomar esta decisão constantemente. Ela está ligada ao medo, cautela, ansiedade e dúvida.
A intuição, que alguns chamam de alma, Deus, universo, sabedoria interna, controla nossos sonhos, projetos, ambições. Como os humanos viveram milhares de anos simplesmente sobrevivendo, a voz do Instinto de Sobrevivência fala mais alto, obstruindo nossa evolução. Chame zona de conforto se quiser. Graham Weaver sugere três passos para permitir a voz da Intuição falar mais alto:
- TIRE O PREGO DA TESTA
O prego é uma metáfora para maus hábitos, experiências negativas do passado, regras e preconceitos, medo. Resistimos a tirar o prego porque não admitimos o problema, e sabemos que uma mudança passa por uma piora antes de melhorar. Como diz Robin Sharma no Clube das 5 da Manhã: “Toda mudança é difícil no começo, conturbada no meio e prazerosa no final”.
- ENCONTRE ENERGIA
Paixão e energia são coisas diferentes. Apostar na paixão é tentador, mas se não tenho energia/competência, não passará de sonho. Adaptando uma frase de Confúcio: “Encontre algo onde aplique melhor sua energia e nunca mais trabalhará na vida”.
- MERGULHE DE CABEÇA
Envolvimento não é suficiente para mudar. É necessário ter comprometimento total. Não é possível estar meio comprometido em um projeto. Goethe já disse: “Até estarmos comprometidos, sempre haverá hesitação e a chance de voltar”.
A frase que resume a fala de Graham Weaver aos formandos de Stanford 2024: “Nunca seja prisioneiro do seu passado. Torne-se o arquiteto do seu futuro. Você nunca será o mesmo”.
Você conhece seus pregos? Tem coragem de tirá-los?
Fonte: Stanford Graduate School of Business – “How to Live your Life at Full Power” – Graham Weaver.
#ismarbecker #motivacao #carreira #oportunidade #empreendedorismo #LifelongLearning



