As pessoas que estão mais esgotadas mentalmente são as que não sabem estabelecer um limite entre o trabalho e o descanso. Como diz um ditado romano: “O campo que descansa dá melhores frutos”. Quer saber o que aprendi com isto?
Não me considero um “Workaholic”, viciado no trabalho. Sou um “Workalover”, apaixonado pelo trabalho, que é um estágio bem mais grave da doença.
Nos cinco anos que vivi mais na Alemanha do que no Brasil, a palavra que mais ouvi foi “Urlaub” (férias). É quase impossível falar com um alemão sem que ele conte que ele está saindo de férias, que voltou das férias ou para onde vai nas próximas férias. A vida são as férias intercaladas por um penoso trabalho. Será que são felizes?
Para controlar minha hiperatividade aprendi alguns conceitos e práticas para recarregar as baterias:
- HOMEOSTASE mental: é um conceito pelo qual o corpo mantém constantes as condições internas para a vida. Tento aplicar o conceito para a regulação psíquica. No meio de um trabalho difícil, parar meia hora para observar a natureza pode fazer milagres.
- MICRO FÉRIAS: o cansaço é inimigo da criatividade. Neste momento, estou trabalhando em um projeto que exige muita pesquisa, avaliação de estatísticas, interpretação de legislações comparadas. Resultará em um material de mais de 100 páginas. Às vezes parar e escrever um post, é uma forma de recarregar as baterias.
- FÉRIAS MENTAIS: como viajo muito a trabalho, viajar de férias pode ser mentalmente cansativo. Prefiro uma caminhada, ler ou livro, ou jogar conversa fora.
- SERENDIPIDADE: descobrir algo por acaso, em um momento que não se espera. Semana passada, uma ligação de um amigo de Portugal, me fez pesquisar um assunto no Google. Acabei encontrando uma fonte que me economizou muitas horas no projeto no qual estou trabalhando. No mesmo dia, usei uma parte do tempo para visitar um amigo que está doente.
Como você aproveita as férias?
Fonte: Ojala Lo Hubiera Sabido Antes – “Como tomar Vacaciones para Inspirar tu Vida”, entrevista com Francesc Mirales.
#ismarbecker #motivacao #oportunidades #carreira #WorkLife #empreendedorismo



