VOCÊ NÃO É LIVRE

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

A vida real tem suas próprias regras. Não podemos eliminar nossas emoções, mas podemos controlá-las, para não sermos escravos delas. Você acredita nisso?

Um dos maiores, e mais injustiçados, filósofos foi Baruch Espinosa. É dele o conceito DEUS SIVE NATURA (Deus é a própria natureza), da qual nós fazemos parte. Por isto, foi expulso do judaísmo e perseguido pelo catolicismo e calvinismo. Sem polemizar com nenhuma religião, emprestei estas lições de Espinosa para entender o momento da minha vida, sabendo que não adianta pedir favores a Deus, mas que devo tentar entender o que ele quer, já que não posso mudar muitas coisas que acontecem comigo.

Espinosa disse que as emoções são a base para entender nossos comportamentos, que podem ser resumidos em três afetos:

  1. DESEJO

É nossa ambição. Apetite físico ou emocional para sobreviver, crescer, manter, desenvolver, em busca da perfeição, que nunca atingiremos.

  1. ALEGRIA

É o reconhecimento, interno ou externo, de que atingimos algum dos nossos desejos. Quando acontece, passamos para um estágio mais elevado de perfeição. Uma dica da minha experiência pessoal: atingir desejos puramente materiais tem um prazo de validade curto.

  1. TRISTEZA

É quando somos rebaixados no estágio de perfeição, não sendo reconhecidos, rejeitados, quando perdemos algo.

No momento, ou será que em qualquer momento, estou atingindo muitos dos meus desejos, o que gera uma grande alegria, mas também passo por uma situação de grande tristeza. Estoicamente sei que não posso mudar os fatos, mas Espinosa me ensinou que se tentar entender as causas dos meus afetos, posso controlar melhor minhas reações, e diminuir os momentos em que não consigo controlar minhas reações. Assim sigo meu caminho para me aproximar da liberdade.

Como você tenta controlar suas reações, na viagem da liberdade?

#ismarbecker #motivação #carreira #oportunidades #Estoicos #felicidade #Liberdade

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest