VOCÊ É ESQUERDA OU DIREITA?

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

O mundo não é preto e branco. Entre o preto, que é a ausência de cor, e o branco, sendo a combinação de todas as cores, tem muitas variações. Quer saber como isto se aplica também às ideologias?

A polarização ideológica está em níveis extremos. Não existem mais adversários, só inimigos.

BREVE HISTÓRIA

Na Assembleia Nacional francesa, de 1789, os monarquistas conservadores se sentavam à direita. Os progressistas, que queriam o fim da monarquia, à esquerda. Assim começou uma separação, cujo pico foi a ordem mundial pós-Segunda Guerra, até a implosão da União Soviética.

A Revolução Francesa (1789), que resultou na morte de milhares de pessoas, abriu a porta para o fim das monarquias de direito divino, e do feudalismo, que mantinha mais de 90% do planeta na miséria. A separação direita/esquerda, permanece até hoje, e foi importante para os avanços civilizatórios que nos trouxeram para um mundo onde menos 8% vivem na miséria.

INIMIGOS SÃO AMIGOS

A Segunda Guerra começou oficialmente com a invasão da Polônia pela Alemanha. Os países aliados imediatamente declararam guerra à Alemanha. Curiosamente, não declararam guerra à União Soviética, que ficou com a metade da Polônia, como resultado de um acordo com a Alemanha nazista. Como um nazista (direita) como Hitler fez um acordo com comunista (esquerda) como Stalin?

A resposta é simples: a extrema-direita e a extrema-esquerda são irmãos siameses, ligados umbilicalmente porque querem acabar com a liberdade econômica e a liberdade individual. Hitler e Stalin comandavam a economia e matavam os opositores, reais e imaginários.

ONDE VOCÊ ESTÁ?

A Curva de Gauss, ou curva do sino, é uma das poucas leis universais. Ela diz que uma pequena minoria extrema fica de um lado, enquanto a outra fica do outro. A maioria fica no meio da curva.

Na eleição presidencial de 2022, uns 10 a 15% votaram por convicção no 22 ou no 13. Eles são as perninhas da curva de Gauss. Os 70 a 80%, do meio do sino, votaram em um porquê não queriam outro.

DIAGRAMA DE NOLAN

Entre o branco de um extremo e o preto do outro, existem cinquenta tons de cinza. O americano David Nolan propôs em 1970, uma classificação das nuances ideológicas, considerando dois fatores: liberdade econômica e liberdade individual.

No gráfico do Diagrama de Nolan, eixo horizontal (Liberdade Econômica), a esquerda prega a maior intervenção econômica, enquanto a direita o livre mercado. No eixo vertical, a direita defende a liberdade de expressão, enquanto a esquerda o controle social das mídias sociais. Em ditas democracias do chamado sul Global (Rússia, China, Irã) este controle é mais rígido (sic!). Aqui no Brasil, um ministro com hipossuficiência capilar extrema está se encarregando de endurecer este controle. Para mais detalhes, leiam 1984 de George Orwell.

Pergunta para os 80 a 90% dos que estão no meio do sino da Curva de Gauss: em que parte da curva você está?

#ismarbecker #ideologia #política #fascismo #comunimo #liberdade #Liberalismo

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest