VIVER É CORRER RISCOS

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Crescimento pessoal só vem com a coragem de sair da zona de conforto. Isto significa correr riscos, cair, levantar e tentar novamente. Quer saber como?

A falácia da igualdade dos seres humanos, é defendida pelos que têm medo de correr riscos. Os sistemas igualitários, que sempre nivelam por baixo, atende a maioria que não quer que ninguém balance o barco. Só que se alguns não tivessem balançando o barco do feudalismo, com a Revolução Industrial, ainda teríamos mais de 90% da população mundial na pobreza.

No livro Bold Move (Movimentos Ousados), Kelvin Nathan lista as características de um bom líder empresarial. A liderança nos negócios, contudo, começa com ações e comportamentos pessoais. Destaco dois, que me ajudaram a sair da igualdade.

  1. DECISÕES CORAJOSAS

– Calcular riscos: a vida é um risco, desde que nascemos, mas é bom tomar certas precauções. Não sou um bom jogador, por isso procuro fazer trapézio com rede.

– Teste de arrependimento: pergunto a mim mesmo: o que vai acontecer daqui a 1 ou 5 anos se fizer, ou não fizer, o que estou pensando. Entre nós, às vezes pulo esta etapa.

– Rede de apoio: tenho conselheiros e amigos com quem valido minhas premissas. Aumentei esta rede aqui no LinkedIn. Nem sempre escutei eles.

  1. DESENVOLVIMENTO PESSOAL

– Mentalidade de Crescimento: não consigo ficar parado. Já fui workaholic, faz tempo que sou worklover, amo o que faço ou, pelo menos, uma boa parte. Não consigo ver uma oportunidade sem correr atrás.

– Autoconfiança: se eu não acreditar em mim, quem vai acreditar?  Não esqueço de comemorar, e bebemorar, até as pequenas vitórias.

– Antifragilidade: aprendo com meus erros. Como disse Nietzsche: “Tudo que não acaba comigo me torna mais forte!”

– Disciplina e Foco: crio e mantenho hábitos, planejo meu tempo, sempre reservando o necessário para assuntos importantes e não urgentes. Uso a Matriz de Eisenhower. Muitos dizem que sou persistente, minha esposa prefere teimoso.

Qual a tolerância a riscos que você tem?

Fonte: “Bold Move” – Kelvin Nathan.

#ismarbecker #motivacao #oportunidades #carreira #risco #desafios #empreendedorismo

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest