Quando não puder vencer o inimigo, alie-se a ele. Como usar esta estratégia para aliar-se à Inteligência Artificial?
“Se você conhece o inimigo e conhece a si, não precisa temer o resultado de cem batalhas. A suprema arte da guerra é vencer sem lutar.” Estas são duas das lições mais importantes de Sun Tzu em A Arte da Guerra.
A IA é um inimigo poderosíssimo. Alguns dizem que é impossível de vencer, e que ela vai substituir os seres humanos em muitas funções. Eu acredito mais na hipótese de que seres humanos serão substituídos por seres humanos que usam IA. Este é o espírito dos conselhos de Sun Tzu. Conheça a ti mesmo e ao seu inimigo.
Reforcei esta aposta com uma lição de Mustafa Suleyman, da Microsoft, que avalia a IA pela ótica dos quatro tipos de inteligência.
INTELIGÊNCIA COGNITIVA (Inteligent Quotient)
É o raciocínio lógico, abstrato, usado para resolver problemas, usando memória, linguagem e pensamento estruturado. Neste quesito, seremos ultrapassados pela IA em pouco tempo, se é que já não fomos. A vantagem que levamos é a criatividade, que a IA ainda não tem. Ela só conhece o que já foi feito.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (Emotional Quotient)
É o relacionamento pessoal, a empatia, a leitura da linguagem corporal, o relacionamento interpessoal. Vejo mais respostas subservientes, servil, da IA do que empatia. Pode ser uma característica exclusiva dos humanos.
INTELIGENCIA DE AÇÃO (Action Quotient)
É a capacidade de executar tarefas, agir, adaptar-se a desafios. Em português coloquial: meter a mão na massa. Nesta área, perdemos feio. A IA não conhece procrastinação. Vai pegar pesado nos advogados e contadores que costumam deixar tudo para a última hora.
INTELIGÊNCIA SOCIAL (Social Quotient)
Entender os participantes do grupo, seus valores, ajustar discurso para diferentes audiências, identificar interesses e conflitos, facilitar diálogo e colaboração. A IA já sabe, ou aprenderá, muita coisa sobre nós. Experimente pedir seu perfil para o ChatGPT. Você vai se assustar, especialmente se for ativo nas mídias sociais. Daí a usar este conhecimento de um indivíduo para interagir com todos, deverá ser um longo caminho.
Como a IA está afetando teu dia a dia profissional? Em qual das quatro inteligências você leva alguma vantagem?
Fonte: “This Will Change the World Forever” – Mustafa Suleyman em entrevista à SiliconValleyGirl.
#ismarbecker #InteligênciaArtificial #liderança #gestão #Inovação #FuturoDoTrabalho



