UTOPIA BRASILEIRA

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Utopia era uma sociedade ideal em uma ilha imaginária. Como será que funciona a utopia no planalto central brasileiro?

Vocês não acreditarão, mas fui trabalhar em Brasília nesta semana. A história que contarei é baseada no que vi e ouvi, nos dois dias em que estive lá. Afivelem os cintos, vamos decolar.

“Quando vierem escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida que manará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”. Esta profecia de Dom Bosco, fundador da Ordem dos Salesianos sobre uma cidade que seria construída no Centro da América do Sul, que seria a terra prometida para um povo escolhido por Deus, foi uma das justificativas para construir Brasília no meio do nada.

Para avaliar como o sonho que Dom Bosco em 1883 evoluiu, reli Utopia, de Thomas More de 1516, e comparei alguns fundamentos desta sociedade ideal com a realidade da Brasília vermelha de 2025.

  1. PROPRIEDADE COMUM

Em Utopia não haveria bens privados. Cada um pegaria o que necessitasse, de um depósito público, para satisfazer suas necessidades. Baseado no Mensalão, Petrolão e, na recente tunga dos aposentados, alguns iluminados seguem esta previsão. Pegam do depósito necessitando para satisfazer suas necessidades básicas de Ferraris, Rolexs, Triplexs, chácaras y otras cositas mais.

  1. TRABALHO

Todos trabalham só seis horas por dia. Acabamos de assistir a mais uma promessa do Aiatolá de Garanhuns sobre como poderemos trabalhar menos para dedicar o ócio à cultura, lazer e educação, como em Utopia. Alguns, já avançaram, chegaram lá. Voam na segunda no final da tarde para Brasília, retornando na quinta para suas casas. No voo de Curitiba que peguei, havia uma meia dúzia de privilegiados parlamentares que estão neste nível.

  1. GOVERNO RACIONAL

Na democracia indireta de Utopia, os líderes seriam escolhidos por uma seleção baseada na virtude e sabedoria. No nosso caso, as eleições são diretas, mas quem decide é uma massa comprada com Bolsas de todo tipo. Quando a sabedoria está elite, tem alguns fora de série, para se locupletar.

  1. SISTEMA PENAL JUSTO

As leis utópicas seriam simples e claras, para que todos pudessem entendê-las. Como ainda não deu tempo para mudar isto, desde a Proclamação da República, 11 sábios foram escolhidos para um Tribunal Supremo e infalível, comandado por um sem cobertura capilar, para o sol poder aquecer mais sua mente brilhante. A justiça é igual para todos, mas mais igual para alguns.

  1. ECONOMIA SEM EXCESSOS

A economia em Utopia seria baseada na ideia de atender as necessidades básicas de forma simples. Isto vem funcionando relativamente bem, para aqueles que têm acesso irrestrito ao calabouço fiscal, do qual eles têm as chaves de acesso livre, afinal, Gasto é Vida. Quanto mais eles gastarem, melhor será sua vida.

Você conhece algum outro país que esteja tão próximo da Utopia?

Fonte: “Utopia” – Thomas More; observações in loco na ilha da fantasia.

#ismarbecker #politica #economia #motivacao #Brasilia #poder

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest