A China produz o dobro de veículos elétricos do que a demanda local. Isto deflagrou uma guerra de preços. Como vai terminar?
SINTOMAS DA DOENÇA
Os pátios das montadoras e revendas lotados, cortes agressivos de venda, estatísticas de vendas manipuladas, concessionárias fechando, governo chinês intervindo. Estas foram as manchetes dos principais jornais econômicos do mundo.
Como as estatísticas econômicas não são confiáveis na China, por isto que o Pochmann do IBGE fez um acordo lá, é impossível saber quantas fábricas de EV (Electric Vehicle) tem na China, e qual sua capacidade de produção. Um número conservador estima em 100 montadoras, produzindo o dobro do consumo interno.
Dados da Global EV Outlook, a produção mundial em 2024 foi de 17,3 milhões de elétricos, dos quais a China produziu 12,4 milhões e vendeu 11 milhões no mercado local.
CAUSAS DA DOENÇA
A primeira pandemia desta doença aconteceu na finada URSS entre 1930 e 1950. Os planos quinquenais definiam o que e quanto as fábricas estatais deveriam produzir, sem se preocupar com o mercado. Foi a era da Economia Centralizada planejada pela Gosplan (Comitê Estatal de Planejamento).
Uma vez tive uma longa conversa com o diretor de uma fábrica de parafusos da Alemanha Oriental. Ele me contou que o Estado zerava o caixa, quando tinha algum, no final do ano, e injetava o caixa no início do próximo ano, com um plano de produção de cada tamanho de parafuso. Este plano não era ajustado ao longo do ano, mesmo que sobrassem parafusos 3,0 × 10 e sobrassem 3,0 × 30. O que importava era atingir a tonelagem estipulada.
Na versão 2.0 da utopia comunista, que até agora foi muito mais eficiente do que a da URSS, os planos quinquenais estabelecem metas de produção, o Estado distribui dinheiro a rodo para investidores sem capital começarem seus negócios. O resultado é uma produção muito acima da demanda do mercado chinês. O que não é vendido é exportado por preços de dumping (abaixo do custo) para manter a máquina girando.
CONSEQUÊNCIAS DA DOENÇA
“Xiāofèi jí shēnghuó”, é uma doença endêmica. Ao não atingir a meta, o governo vai dobrar a meta. Para quem não entendeu o nome da doença, a tradução do mandarim é Gasto é Vida.
Até o inevitável colapso do modelo chinês, como aconteceu com o soviético, a China vai destruir cadeias inteiras de produção, gerando desemprego e dependência do seu projeto de dominância global.
Mudando de assunto, você já comprou um EV chinês? Sabe qual é o valor de revenda dele?
#ismarbecker #China #VeiculosEletricos #Exportacoes #geopolitica #geoeconomia



