No discurso da sessão do conjunta do Congresso Americano, Trump usou razão, credibilidade, emoção e mentira.
Após perder a eleição para prefeito (2020), tentei avaliar por que tive só 23,65% dos votos. Quem me ajudou foi Aristóteles, com seus três fatores da boa comunicação.
- LOGOS: Razão, lógica. Argumentar com fatos, estatísticas.
- ETHOS: Credibilidade, autoridade. Ser reconhecido como conhecedor do assunto.
- PATHOS: Emoção, emoção. Empatia: Contar histórias comoventes.
Concluí que usei muito Logos e Ethos, mas pouco Pathos. O prefeito eleito de uma cidade vizinha foi mais direto: “Ismar, você não usou o PSEUDO, que o Aristóteles não incluiu na lista”. Pseudo é MENTIRA, em grego antigo.
Antes que os seguidores joguem pedras e os opositores batam palmas, esclareço que não estou fazendo julgamento do valor do Trump. Tentarei mostrar as técnicas usadas por ele. Ele usou pitadas de Logos e Ethos e doses cavalares de Pathos e Pseudo. Conseguiu reforçar o apoio de quem votou nele.
– Logos: Tarifar as importações para proteger empregos americanos. Prioridade para melhorar a vida das famílias dos trabalhadores.
– Ethos: Eliminar desperdícios nos gastos governamentais. “Por 100 anos, a burocracia governamental cresceu até acabar com nossa liberdade”. “Estamos tirando wokeness das escolas e das Forças Armadas”.
– Pathos: “Eu fui salvo por Deus para fazer a América grande de novo”, falando da tentativa de assassinato. “O grande agro americano. Eu amo os fazendeiros. Por aqui, eles são nazistas, para o presidente.
– Pseudo: “Devemos ter gasto 350 bilhões de dólares com a Ucrânia”. Foram um pouco mais de 100. “38 mil americanos morreram na construção do canal do Panamá”. Não chegaram a 500. “Biden fechou mais 100 usinas elétricas”. Usinas movidas a carvão e petróleo fecharam, mas, mais de 2.000 novas entraram em operação.
O diagrama de Nolan mostra que os extremos ideológicos são irmãos gêmeos. Ambos prometem a segurança, cobrando o preço da liberdade. A nação vale mais que o indivíduo. Hitler e Stalin fizeram um acordo para dividir a Polônia. Qualquer semelhança que a Rússia fique com uma parte da Ucrânia e os EUA com as reservas de terras raras, não é coincidência.
Quer ver mais uma coincidência? As três frases abaixo são de dois mitos de direita e de um de esquerda. Mais uma dica: um é americano, os outros dois brasileiros.
“Não podemos aceitar um sistema corrupto que quer nos calar!”
“Se não lutarmos como nunca, não teremos mais um país.”
“Não podemos baixar a guarda, porque eles sempre tentam nos impedir”.
Normalmente, termino meus posts com uma pergunta. Hoje farei três:
O que é mais importante em um discurso? Logos, Ethos, Pathos ou Pseudos?
Quem é o autor de cada uma das três frases?
O populismo de direita é muito diferente do de esquerda?
Fontes: Trump’s 2025 Joint Session Adress, Facts Checked and Annotated, CNN Politics – Zachary B. Wolf and Curt Merril.
#ismarbecker #politica #Trump #EUA #Fakenews #Fillosofia



