Antes de entrar em um jogo você precisa conhecer o adversário, além das regras do jogo. Por que o Brasil perderá o jogo com os Estados Unidos, e quais serão as próximas rodadas do jogo?
DA GEOPOLÍTICA PARA GEOECONOMIA
Até a pandemia, acreditávamos que os princípios econômicos regiam o comércio, o fluxo de capitais. Hoje, mesmo antes de Trump, os governos usam instrumentos econômicos na relação entre as nações, amigas ou não.
Este novo sistema foi denominado de GEOECONOMIA, por Edward Luttwak, em um livro profético de 1990. Ele comentava que os conflitos entre nações seriam cada vez mais econômicos. Hoje isso é chamado de “weaponization”, usar a economia como arma. No segundo mandato, Trump está usando e abusando do conceito.
TRUCO OU GO
Truco é um com três cartas, que combina estratégia, blefe e rapidez de pensamento. Go é um jogo de tabuleiro oriental, muito mais complexo do que xadrez, que consiste em ocupar o maior espaço possível no tabuleiro.
Segundo o Aiatolá de Garanhuns, Trump está jogando truco e elevar a aposta vai ter troco. Não creio que Trump saiba jogar Go, mas ele tem o poder, pelo menos no curto prazo, de tirar os outros de grande parte do tabuleiro. Voltando para o truco, ele tem o casal grande (duas maiores cartas) e mais três. As chances de derrota são quase zero.
CRÔNICA DA MORTE ANUNCIADA
No jogo geoeconômico de Trump, vejo os seguintes movimentos:
– Tarifas 50%: dificilmente o prazo de 01 de agosto será prorrogado. Depois de deixar o adversário sangrar, vai abrir negociações, jogando o três na mesa, guardando as duas maiores.
– Lei Magnitsky: congela bens dos afetados em bancos que tenham operações nos EUA. Um banco brasileiro pode optar em não operar com o cliente afetado, ou ser bloqueado de operar nos EUA. Uma bala de hortelã para quem acertar quem será o primeiro alvo.
– Section 301: investigação contra países que prejudicam os interesses dos EUA. O Brasil foi o primeiro premiado, caso as tarifas arbitrárias sejam revogadas.
– Exceções: alguns setores podem ficar de fora das sanções. Entre elas deverão estar as filiais de empresas americanas no Brasil, produtos indispensáveis para os EUA, como petróleo, terras raras, blocos de motores da Tupy. No final da fila estarão os peixes e mel do Ceará, as madeiras e móveis de Santa Catarina.
– CAATSA ou retaliações secundárias: tarifas para os países que negociarem com inimigos dos USA. Trump ameaçou usar contra a Rússia. Pergunte ao Agro de onde vem grande parte do adubo que consumimos.
Você acredita que o (des) governo perderá no Truco ou no GO?
Fonte: “From Geopolitics to Geo Economics: Logic of Conflict, Grammar of Commerce” – Edward Luttwak.
hashtag#ismarbecker hashtag#economia hashtag#política hashtag#geopolitica hashtag#tarifas hashtag#Trump hashtag#exportacoes



