TRÊS PATETAS AFUNDANDO O BRASIL

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Nunca antes na história deste país, quatro personagens escreveram, e falaram, tanta besteira para prejudicar o Brasil. Quer ver um balanço do desastre?

Esta é uma história que comprova a teoria de Dietrich Bonhoeffer, teólogo alemão, que escreveu sobre a estupidez coletiva, sobre o povo aceitar ser liderado por incompetentes autoritários.

Vou nomear os quatro personagens, dois presidentes, um ex-presidente e um governador que quer ser presidente, de DT, L, B, TF. Os três primeiros escorregaram em cascas de banana jogadas por eles mesmos. Já o quarto, nas cascas jogadas pelos outros.

Em uma carta, o presidente, que quer ser imperador da maior potência mundial, ameaçou impor tarifas de 50% sobre as importações do Brasil. O embasamento legal é questionável. O problema é que, por algumas semanas ou meses, as exportações para os EUA ficam paradas.

Se isto não fosse suficiente, resolveu colocar na carta que um amigo ex-presidente que tentou um golpe, está sendo perseguido pela justiça. Para piorar ainda mais, quer que o Brasil pressione o Supremo Absoluto Infalível Tribunal Federal a engavetar a censura das mídias sociais. As chances de isto ser atendido são muito abaixo de zero.

Como ele é conhecido como TACO, por amarelar quando alguém reage, tirando o prejuízo da paralisação das exportações, isto vai virar pizza.

O Brasil estava abaixo da linha do radar de DT, até o L sofrer diversos ataques de incontinência verbal, defendendo o fim do dólar e do modelo democrático liberal.

Com os principais sócios do BRICS desistindo, o Aiatolá aproveita seus 30 segundos de fama no último encontro do bloco para apoiar ditaduras, varrer para debaixo do tapete os crimes da Rússia e Irã, e condenar as ações de Israel.

O B, que foi promovido a capitão, antes de ser expulso do Exército, mandou o filho para os EUA. Diz a lenda que seus seguidores acreditam que ele influenciou o DT para exigir que o pai não fosse julgado pela tentativa de golpe. Se as chances de ele não ir preso eram poucas, agora são negativas.

Atropelando a sábia frase de que “Palavra é prata, silêncio é ouro”, o TF resolveu elogiar a carta do DT. Esqueceu de que alguns dos setores mais afetados (suco de laranja, Embraer) estão no seu estado.

No curto prazo, o L vai deitar e rolar. Deram de presente para ele um inimigo externo, apoiado pelo seu inimigo interno. Com isto, ele consegue estancar o naufrágio da sua popularidade.

O B, que aprende pouco, para esquecer o pouco que aprender, vai perder apoio do Centrão, ficando cada vez mais isolado.

O TF tem que rezar nos muitos cultos neopentecostais que visita, para esquecerem que besteira falou, se quiser ser o próximo presidente.

Qual o seu cenário para os próximos capítulos?

Fontes: “Trump Tarifa Brasil” Professor HOC; “Tarifas de Trump – Quais são os Impactos Econômicos e Políticos”, Daniel Leichering Market Makers; “Trump empodera Lula contra Bolsonaro”, CNN Brasil.

#ismarbecker #geopolitica #comex #economia #USA

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest