TRABALHO PRO BONO. VALE A PENA?

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

O que você ganha ao sair de casa em uma noite fria e chuvosa para falar para alunos de um programa de qualificação?

Na última quarta-feira, participei do encerramento do semestre do Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE) da ACISBS. Durante mais de duas horas, discutimos finanças, gestão de pessoas, marketing e produção. O moderador e os quatro palestrantes abordaram tanto a teoria quanto a prática dessas áreas. Aqui está um breve perfil de cada um:

  • Alexandre Wiggers: CEO da Condor, uma empresa familiar e um grande player no setor de higiene e limpeza, especializada em escovas de dente e pincéis. Dois detalhes importantes: ele não é membro da família fundadora e começou na empresa como office boy. Além disso, ele é diretor da ACISBS. Precisa de um exemplo melhor de um processo de sucessão bem-sucedido?
  • Gilmar Weiss: CEO da Metalúrgica Weiss e da Meu Bagageiro.com. A segunda empresa surgiu por acaso, em resposta à demanda de um amigo. Atualmente, a empresa vende acessórios para carros antigos no Brasil e até na Alemanha. Gilmar também é ex-presidente da ACISBS.
  • Vanessa Hoffmann Leite: Sócia-diretora da Smartmaq, que começou como uma startup em uma incubadora há oito anos. Conhecida por ser perfeccionista, como todo virginiano, ela forma um par perfeito com seu sócio e marido. Vanessa foi coordenadora do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACISBS e, em dois anos, recrutou mais de cem mulheres para o núcleo. Ela foi a mais votada na última eleição do Conselho Deliberativo da entidade.
  • Júlio César Teixeira: De goleiro de futebol de salão a profissional de recursos humanos e fundador de duas startups. Júlio é CEO da Tertium Online e foi meu sucessor na presidência da ACISBS.

Sobrou eu, que depois desses grandes nomes, fiz o encerramento.

O que eu ganhei com isso? A satisfação de ter seguido, como presidente da ACISBS, a máxima de Ronald Reagan: “Monte um bom time, delegue e saia de cena!”

Você acha que valeu a pena enfrentar o frio para fazer uma palestra pro bono? Adivinha quem aprendeu mais?

#ismarbecker #empreendedorismo #inovacao #educacao #lifelonglearning

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest