TEMOS MEDO DO SUCESSO

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe. Por que nós executivos não aceitamos esta realidade?

O mundo executivo é composto por machos e fêmeas alfa. A regra é ganhar ou ganhar. Temos medo de falhar, comprometendo nossa imagem e carreira. Pior do que isto, é a certeza de que posso ser demitido, ou de alguma maneira minha carreira terminará. Temos medo da morte, mas acreditamos que isto ainda vai demorar. Temos mais medo de errar, de perder a aura de sucesso.

Arthur Brooks, professor da Harvard Business School, fez esta provocação: por que não aceitamos que teremos altos e baixos, e que, algum dia, o jogo vai acabar? Aceitar a perda da inteligência fluida, responsável pela agilidade de ação, provoca um medo que pode nos paralisar. Por que não aceitar esta inevitabilidade e investir na inteligência cristalizada, que vem com a experiência, embora nem sempre seja tão glamorosa?

A solução, segundo Brooks, é administrar nossa vida profissional aceitando que nossas competências vão mudar, e que temos que nos adaptar a isto.

Na minha carreira, um grande turning point foi a decisão de sair da empresa familiar. De repente, deixei de ser o Ismar da Oxford, que centenas de clientes no Brasil em uns 70 países conheciam. Alguns nem me cumprimentaram mais. Foi duro no começo, mas os muitos que continuaram tratando da mesma forma me ajudaram a não ter medo de novas mudanças. Isso tirou um peso das minhas costas, abrindo caminhos para novas e interessantes oportunidades.

Como você administra o medo das mudanças na carreira?

Fonte: “Why Defining Yourself by Your Carrer is a Problem” – Harvard Business Review.

#ismarbecker #oportunidades #motivação #carreira #desafios #empreendedorismo

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest