SUCESSÃO – PULAR NO VAZIO

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

A sucessão marca o fim de uma vida conhecida para um pulo no escuro. Você está preparado para isto?

Faz alguns dias, encontrei alguns amigos de escola, no velório de um colega nosso. É bom (ou mau?) Momento para lembrar de uma frase do Eduardo Giannetti: a vida é um período finito com data indefinida para terminar! A conversa já estava fúnebre, com o perdão do trocadilho, quando um do grupo começou a contar o dilema de sair da gestão, do dia a dia do negócio que ele fundou. A história começou com os argumentos tradicionais:

– Sei que tenho que largar o osso, mas ainda é muito cedo.
– Preparei a empresa para não precisar de mim, mas daqui a algum tempo.

Quando eu me preparava para falar algo, bem baixinho, em respeito ao nosso falecido amigo, ele cometeu um sincericídio: mas o que vou fazer se sair da empresa? É a pergunta de 1 milhão de dólares: to be or not to be! Como vou pular no escuro?

Um artigo de Simon Gripary me ajudou a ajudar meu amigo, com cinco passos:

1. PLANEJAMENTO: como o período da vida não tem hora para terminar, comece a tomar ações bem antes de quando você quer parar. Paralelamente, reze para não morrer antes, ainda que o problema seja dos outros.

2. DESAPAIXONE: rei morto, rei posto. Separou, ficou sozinho (a) ou encontrou outra (o). Vai deixar seu sonho, busque outro. O mestre Renato Bernhoeft nos ensina: procure outro osso.

3. TREINE: a Sucessão é corrida de revezamento. Quem ficar no seu lugar tem que correr ao teu lado por algum tempo. Se ele não cair sozinho, dê uns empurrões para cair e aprender que a vida tem derrotas. Lembre-se que os estóicos já diziam que quem usa mais nos treinamentos, sangra menos nas batalhas.

4. GOVERNANÇA: defina regras claras do jogo. Deixe claro os papéis da família, sócios e gestores. Para mais informações, veja o Modelo dos Três Círculos, de Tagiuri e Davis.

5. COMUNICAÇÃO: quem não se comunica se trumbica, já dizia o Chacrinha. Primeiro, conta para os mais jovens quem era o Chacrinha, mas a mensagem é para você. Deixe claras as regras do jogo. Importante: não no churrasco de domingo, mas em conversas formais.

Você já aceitou a finitude da vida? Se importa, com o que virá depois de você?
Fonte: “Senior Leaders: Prepare Early to Let Go of the Business” – Simon Gaspary.

#ismarbecker #motivacao #sucessao #empreendedorismo #carreira

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest