SOBREVIVEREMOS 2025?

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

O ano de 2025 começa com uma certeza: Trump presidente, e uma grande incerteza – O que Trump vai fazer? Não concorda? Acompanhe as reações de China, Rússia, Irã e até da Janja. Quer saber o que pode acontecer em 2025?

O relatório The World Ahead, da revista The Economist, lista 10 grandes tendências:

  1. DECISÕES dos Estados Unidos: Quer gostemos ou não, o dono da bola ainda são os americanos. Com um presidente imprevisível, todos estão em compasso de espera. Algumas das suas propostas são boas, outras absurdas. O que ele fará, nem Deus sabe.
  2. Eleitores querem MUDANÇA: Quase todos que estavam no poder perderam as eleições. A mensagem dos eleitores foi: não queremos mais do mesmo. A grande pergunta é: quem são os líderes para comandar estas mudanças?
  3. Ampla DESORDEM: Trump é o jogador maluco. Ninguém sabe sua estratégia, quando está blefando, ou quando tem cartas. Até onde está disposto ou pode ir? Quem é seu inimigo: China ou Irã?
  4. Perspectivas IMPOSTOS Importação: Voltaremos ao protecionismo dos anos 30, após a grande depressão? Um aumento das tarifas de importação dos EUA pode deflagrar uma verdadeira bomba recessiva.
  5. Boom da TECNOLOGIA limpa: os Ungidos ecológicos, que ganham a vida criando crises para vender soluções, estão perdendo terreno. É possível que já estejamos reduzindo a emissão de CO₂. A contínua redução dos custos das energias renováveis acelerará este processo.
  6. Depois da INFLAÇÃO: Os déficits fiscais são insustentáveis, mesmo que alguns digam que gasto é vida. Não é. É despesa que tem que ser paga. Para piorar, muitos países terão que aumentar seus gastos com defesa. De onde virá o dinheiro?
  7. Perguntas da IDADE: As gerontocracias (governo dos velhos) são quase a regra. Será que não deveríamos estabelecer limites de idade para exercer funções administrativas para abrir espaço para novas ideias?
  8. Hora da crise na INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Quase ninguém duvida que a IA veio para ficar, além de mudar nossas vidas. Tsunamis de dinheiro vão para o setor. Será que o investidor vai ver a cor deste dinheiro? Ou teremos outra bolha ponto com, como em 2000?
  9. Problemas nas VIAGENS: Depois dos anos de reclusão devido ao Covid, o turismo explodiu. Guerras obrigaram as companhias áreas a mudar rotas, aumentando custos. Moradores de pontos turísticos não querem mais ser invadidos e ver os custos explodirem.
  10. Vida cheia de SURPRESAS: 2024 nos ensinou que temos que esperar pelo inesperado. Os eventos que entram nesta categoria poderiam ser uma enorme tempestade solar, a descoberta de textos antigos com revelações catastróficas ou até uma nova pandemia. Quem viver verá, ou poderá morrer devido a uma destas surpresas.

 

Acompanho este relatório há muitos anos. Este é um dos menos pessimistas ou até catastrofistas, que lembro.

Será que isto é a calmaria que antecede à tempestade? Quais são as tendências para 2025?

Fonte: “The World Ahead” – The Economist.

#ismarbecker #economia #inflação #política #China #EUA

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest