Humanos têm um prazo de validade. Eles podem terminar de uma forma abrupta ou em uma longa decadência. Por que empreendedores e políticos não aceitam esta realidade?
Nos últimos meses, o mundo acompanhou claros sinais de decadência cognitiva do presidente dos EUA, Joe Biden. A gota de água foi o desastroso debate com Trump, no dia 27 de junho. Depois disso, assistimos três semanas de humilhante decadência, até o anúncio da decisão de não concorrer à reeleição.
TEMPO PARA SAIR
Não existe um tempo certo ou errado para alguém deixar uma posição na política ou no trabalho. Cada um é diferente, e a solução é individual. Muitos continuam ativos por bem mais tempo do que a maioria. O avanço da medicina prolongou a longevidade, com saúde física e mental.
SINAIS DE ALERTA
A involução física geralmente é visível. A cognitiva nem sempre. No caso de Biden, foi claro que ele estava em uma espiral descendente e que não deveria ser candidato à reeleição.
Em um emocionado depoimento na noite do anúncio da decisão de Biden, um assessor, quase em lágrimas, disse que o físico dele não era mais o mesmo, que ele tropeçava nas palavras, mas que o coração continua grande como sempre. Pode ser, mas por que ele se submeteu, além da sua família e seu partido a esta humilhação?
ANTES QUE SEJA TARDE
Idade não é mais um critério excludente, mas ainda não temos cura para doenças que debilitam a cognição. Pior do que isto, elas, às vezes, não são percebidas pela própria pessoa.
Um caminho para um “soft landing” é combinar duas realidades:
- Inteligência fluida x cristalizada
Com o tempo, perdemos a agilidade de tomada de decisões, que são inerentes à inteligência fluida. Podemos, contudo, desenvolver a inteligência cristalizada, que nos permite ver os riscos e oportunidades de um ângulo mais macro. Ao longo do tempo, acumulamos experiências dos nossos erros e acertos.
- Liderança performática x formativa
Quando já não temos mais fôlego para correr no campo, podemos passar para o técnico do time. As competências necessárias são outras, que não dependem da agilidade física.
Você está preparado para esta mudança?
Fonte: HR Magazine – “Biden Withdraws – When is the Right Time to Step Down or Retire?”
#ismarbecker #motivacao #carreira #oportunidades #longevidade #sucessao



