SABER QUANDO SAIR

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Humanos têm um prazo de validade. Eles podem terminar de uma forma abrupta ou em uma longa decadência. Por que empreendedores e políticos não aceitam esta realidade?

Nos últimos meses, o mundo acompanhou claros sinais de decadência cognitiva do presidente dos EUA, Joe Biden. A gota de água foi o desastroso debate com Trump, no dia 27 de junho. Depois disso, assistimos três semanas de humilhante decadência, até o anúncio da decisão de não concorrer à reeleição.

TEMPO PARA SAIR

Não existe um tempo certo ou errado para alguém deixar uma posição na política ou no trabalho. Cada um é diferente, e a solução é individual. Muitos continuam ativos por bem mais tempo do que a maioria. O avanço da medicina prolongou a longevidade, com saúde física e mental.

SINAIS DE ALERTA

A involução física geralmente é visível. A cognitiva nem sempre. No caso de Biden, foi claro que ele estava em uma espiral descendente e que não deveria ser candidato à reeleição.

Em um emocionado depoimento na noite do anúncio da decisão de Biden, um assessor, quase em lágrimas, disse que o físico dele não era mais o mesmo, que ele tropeçava nas palavras, mas que o coração continua grande como sempre. Pode ser, mas por que ele se submeteu, além da sua família e seu partido a esta humilhação?

ANTES QUE SEJA TARDE

Idade não é mais um critério excludente, mas ainda não temos cura para doenças que debilitam a cognição. Pior do que isto, elas, às vezes, não são percebidas pela própria pessoa.

Um caminho para um “soft landing” é combinar duas realidades:

  1. Inteligência fluida x cristalizada

Com o tempo, perdemos a agilidade de tomada de decisões, que são inerentes à inteligência fluida. Podemos, contudo, desenvolver a inteligência cristalizada, que nos permite ver os riscos e oportunidades de um ângulo mais macro. Ao longo do tempo, acumulamos experiências dos nossos erros e acertos.

  1. Liderança performática x formativa

Quando já não temos mais fôlego para correr no campo, podemos passar para o técnico do time. As competências necessárias são outras, que não dependem da agilidade física.

Você está preparado para esta mudança?

Fonte: HR Magazine – “Biden Withdraws – When is the Right Time to Step Down or Retire?”

#ismarbecker #motivacao #carreira #oportunidades #longevidade #sucessao

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest