REGRAS INFORMAIS NAS EMPRESAS FAMILIARES

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Conflitos familiares são a principal causa de decadência de uma empresa familiar. Como reduzir este risco?

Recebi de um amigo um excelente artigo sobre as hard rules (regras duras) e soft rules (regras suaves) para mitigar os conflitos entre membros da família, que acabam repercutindo no negócio.

As regras duras são os conselhos de família, acordo de acionistas, regras para entrada de familiares no negócio, além da governança corporativa. As regras suaves não são tão explícitas, e variam com a cultura, valores, comportamentos, que nem sempre são explícitos. Elas valem para o dia a dia nas operações operacionais e estratégicas do negócio, bem como no relacionamento social fora do negócio (churrasco de domingo, viagem de férias, festa no clube).

CONFLITOS POTENCIAIS

  1. Propósitos: além de gerar resultados (lucro), sendo a base da perenidade da empresa, quais outros propósitos a longo prazo?
  2. Papéis: seguindo o modelo dos Três Círculos, o que se espera e quais os limites de cada membro. O fundador desempenha os três papéis simultaneamente. Como será com o sucessor?
  3. Comunicação: discussões, mais ou menos acaloradas, são muitas vezes evitadas ou procrastinadas. Podem chegar a um ponto de explosão, gerando um conflito.
  4. Sucessão: como dizia um amigo meu, é constrangedor falar na presença da pessoa. Muitos não conseguem admitir, aceitar a finitude, por isso não tocam no assunto.
  5. Informalidade: algumas normas, ou comportamentos, são implícitos para a família. Isto não é tão óbvio para os parentes políticos (noras, genros) ou as novas gerações.

MITIGAR CONFLITOS

A regra básica é formalizar, debatendo e escrevendo, algumas regras para reduzir os impactos dos potenciais conflitos, criando:

– Documento dos propósitos da família e conduta da família e do negócio.

– Espaços ou fóruns para as conversas delicadas ou constrangedoras.

– Educação das novas gerações, nos papéis dos Três Círculos.

Que outras regras suaves você sugere?

Fonte: “The Soft Rules of Family Business” – BCG Henderson Institute

#ismarbecker #empreendedorismo #sucessão #EmpresaFamiliar #negócio

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest