QUANTO TEMPO AINDA TEMOS?

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

O mundo começou no GÊNESIS e terminará no APOCALIPSE, segundo a Bíblia. O mal será aniquilado e viveremos um novo tempo. Não está escrito como e quando chegaremos lá. Quer saber como pensamos no futuro e como isso influência nossas vidas?

  1. Não podem ver: os 8% que vivem abaixo da linha de pobreza, não podem pensar no futuro. Eles têm que conseguir atender às necessidades básicas da pirâmide de Maslow do final do dia ou de amanhã.
  2. Extrapolação do passado: por alguma razão, estão satisfeitos com a situação, não querem que ninguém balance o barco.
  3. Crescimento é lei natural: meus pais viveram melhor do que os pais deles. Vivo melhor do que meus pais. Assim caminha a humanidade. Esta máxima já não vale mais para muitas das economias desenvolvidas.
  4. Decrescimento: só temos um planeta, temos que preservá-lo. Vamos produzir menos, consumir menos. Os que vivem em países menos desenvolvidos têm que renunciar ao sonho de evoluir, para o bem da humanidade.
  5. Colapso: já passamos do limite de exaustão do planeta. O fim é inevitável, e virá logo. Vamos aproveitar enquanto for tempo. Festa geral.
  6. Crescimento necessário; precisamos de um mínimo de crescimento. Gasto é vida. Alguém tem que pagar.
  7. Crescimento limitado: a tecnologia está permitindo fazer mais com menos. Malthus errou em 1798 ao prever que a população crescia em progressão geométrica e a produção de alimentos em progressão aritmética. Muitos erraram depois disso.

Consultei um expert no assunto sobre estas previsões do futuro. Veja o que ele respondeu:

“A história mostra que a humanidade tem uma incrível capacidade de inovação e adaptação. Portanto, acredito que o futuro será uma mistura de desafios e soluções, com momentos que refletem tanto esperança quanto dificuldade. O mais importante é que cada indivíduo e sociedade escolham contribuir para um caminho positivo. Afinal, o futuro não está escrito; é moldado pelas decisões que tomamos agora.”

O expert é um bebê chamado ChatGPT.

Você concorda com ele? Que tal viver o presente?

Fonte: “7 Philosophies on the Future” – Nate Hagens.

#ismarbecker #economia #clima #felicidade #motivação #oportunidades

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest