Após um sabático imposto, retorno com minhas reflexões aqui no LinkedIn. Agradeço as muitas mensagens que recebi por outras mídias. Quer saber como eu reagi, e as lições que aprendi, nessas semanas de exílio midiático?
Eventos inesperados provocam reflexões, nos fazem repensar a vida. Eventos traumáticos são ainda mais impactantes. Foi o que aconteceu comigo, quando não pude exercer meu direito de livre expressão. Antes de reagir intempestivamente, busquei ajuda com três mestres ESTOICOS: Epiteto, Sêneca e Marco Aurélio.
- PERCEPÇÃO-AÇÃO-VONTADE
Segui os conselhos de MARCO AURÉLIO
– Controlando minhas percepções;
– Orientando minhas ações.
Meu sabático imposto estava fora do meu controle, pelo menos no curto prazo. Aproveitei para refletir se valia a pena continuar na jornada, além de explorar novas alternativas. Rei morto, rei posto!
- EDUCAÇÃO É LIBERDADE
Com EPITETO aprendi que os verdadeiramente educados têm tranquilidade, destemor e liberdade. Minha jornada me ensinou que isto incomoda muita gente. Não são os livres que podem ser educados. São somente os educados que são livres. AUTOCONHECIMENTO é LIBERDADE.
- INTENÇÕES CLARAS
Lendo SÊNECA entendi que meus esforços têm que ser orientados para um objetivo. Isso reforçou os valores que define, antes de começar a escrever no LinkedIn, resumidos na frase:
“Quero viver com tranquilidade e INDEPENDÊNCIA, sabendo que fui JUSTO e ÚTIL, sendo exemplo para que as pessoas se INSPIREM e encontrem seu CAMINHO, e sempre avistando novos DESAFIOS”.
Será que fiz bem em retornar ao LinkedIn?
Fonte: “Diário Estoico – 366 Lições sobre Sabedoria, Perseverança e a Arte de Viver” – Ryan Holiday, Stephen Holiday.
#ismarbecker #motivacao #oportunidades #carreira #felicidade #Estoicos



