As relações no trabalho são fundamentais para o sucesso de um negócio, mas também podem ser a causa do fracasso. Nas empresas familiares temos um complicador adicional, os fatores emocionais. Quer conhecer um método para tentar avaliar as forças e fraquezas nas relações?
No OPM da Harvard Business School, o professor John Davis nos apresentou com um modelo criado por ele e pelo professor Renato Tagiuri. Os dois foram os pais do modelo dos três círculos da empresa familiar. A premissa básica do modelo de avaliação das relações no trabalho é que existem sempre duas visões distintas sobre um assunto, e que temos que levar em consideração a perspectiva dos dois lados. Veja os oito fatores chaves nas relações no trabalho:
1. Acordo com relação aos objetivos2. Divisão das responsabilidades3. Divisão de poder4. Similaridades e divergências5. Confiança6. Sentimentos com relação ao outro7. Comunicação8. Custos e benefícios de estar na relação
Se eu tivesse respondido às perguntas acima, além de trabalhar nas deficiências, é possível que não tivesse saído da empresa familiar onde atuava. Você conhece o posicionamento do seu filho ou do seu pai sobre estes oito fatores chave?
#ismarbecker #carreiras #motivação #empreendedorismo #gestão



