Tenho uma históriainteressante de uma venda gigantesca, que combina networking, rapidez de resposta, com um pouco de sorte. Quer conhecer a história?
Em janeiro de 1994, tinha uma viagem programada para os Estados Unidos, para participar da Housewares Fair, em Chicago. Antes da feira, iria acompanhar minha esposa até Los Angeles, onde ela faria um intensivo de inglês. Um dia antes da viagem recebi um faxde um amigo de Portugal, passando um contato de um interessado em comprar 150 milaparelhos de jantar de 30 peças para embarque imediato. Isto eraoequivalente a 90% da produção mensal da Oxford Porcelanas. Por puro desencargo de consciência, envie um fax ao potencial cliente, que estava nos EUA, dizendo que estaria na Feira de Chicago em duas semanas. Em poucas horas, estávamos falando por celular, e ele me convenceu a mudar o destino de Los Angeles para San Francisco, onde tinha seu escritório. Depois de umas 24 horas de viagem, alugamos um carro em San Francisco, atravessamos a Golden Gate para chegar a uma residência em uma praia do outro lado da ponte.
No mercado de cerâmica de mesa ninguém compra uma quantidade desta para embarque imediato. Disse ao interessado que tinha cinco minutos para me contar uma boa história. Quando ele veio com uma garrafa de Don Perignon, aumentei o prazo para 10 minutos. Quer saber o final?
O cliente final era um jornal turco que tinha feito uma promoção com cupons, que o leitor podia trocar por um aparelho de jantar. Tinha comprado os 150 milaparelhos na China, mas a partir de 01 de janeiro de 1994, a então Comunidade Europeia, a qual a Turquia queria se juntar, tinha colocado uma cota para importação de produtos chineses. Moral da história: vendemos 6 milhões de peças (200.000 aparelhos), que tinham em um estoque saindo pelo ladrão, nas decorações que tínhamos, com a embalagem que definimos, pelo preço de tabela. Quase me receberam com uma banda de música quando retornei ao Brasil.
Você identifica onde entrou o componente networking, a rapidez de resposta e a sorte nesta venda? Tem alguma história parecida para contar?
#ismarbecker #exportação #negócios #carreiras #motivação #empreendedorismo



