Post sucessãofamiliar Grandes Nomes 2403

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Comecei minha carreira em uma empresa familiar. Embora o controle não fosse do meu pai, ele comandou a empresa por mais de 45 anos. Ainda cedo, ele resolveu deflagrar um processo de sucessão, que foi coordenado por João Bosco Lodi, pioneiro do assunto no Brasil. Depois de mais de um ano de trabalho e alguns milhares de dólares, o processo não deu em nada. Meu pai definiu que sairia da gestão operacional em cinco anos. Daí aprendi uma lição fundamental: a sucessão planejada somente acontece se o fundador quiser.

Existem dezenas de razões para esta complexidade, mas a principal é o fundador não aceitar a finitude. E aí, a sucessão torna-se uma missão impossível. Para ter uma sucessão saudável são necessários 05 passos:
1. O sucedido tem que deflagrar o processo
2. Alguém neutro tem que coordenar
3. Um cronograma deve ser definido e acordado com todos
4. A família tem que conhecer e aprovar
5. Criar alternativas de atividades para o sucedido

A convivência com o professor Lodi, na empresa e fora dela, foi um dos grandes privilégios que tive e que me levou a desenvolver a visão holística pregada por ele. Como o processo sucessório não aconteceu, eu saí anos depois. Se me arrependo? Me arrependo de não ter saído antes.

#ismarbecker #linkedin #carreiras #empresafamiliar #familybusiness

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest