Noinícioda pandemia,as únicas medidas paliativas conhecidas eram asmáscaras,as restrições de aglomeração e viagens. Com o rápido desenvolvimento e aplicaçãodas vacinas,estas restrições deveriam ser amenizadas, masistonão estáacontecendo. Quer conhecer algumas consequências?
Praticamente,todos os países estabeleceram restriçõesparaentrada de estrangeiros. Alguns, como a Austrália e a Nova Zelândia,atépara os nacionais. Com a vacinação avançando rapidamente em muitos países,seria lógico esperar que pelo menos,houvesse algum tipo de flexibilizaçãopara vacinados.
Não é isto queestáacontecendo em muitos países que tem regimes democráticos e liberais. Um dos piores exemplos é a Alemanha,que praticamente proíbe a entrada de estrangeiros, já que exigir que fiquem 14 dias em quarentena, éeconômica e socialmente impossível para muitos. Quem conhece a Mutti Merkel não se surpreende com uma medida extrema como esta. Ela simplesmente segue o modelo totalitário (Alemanha Oriental),onde viveu uma boa parte da sua vida. A Argentina segue a mesma linha, pelas mesmas razões.
Yuval Harari, autor de Sapiens e Homo Deus, alertou noinícioda pandemia,que alguns regimes autoritários como a China e Rússia, poderiam usar a pandemia para controlar politicamente sua população. Lamentavelmente não só estes. Alguém tem algum exemplo de como isto já afetou os negócios,avida social ou familiar?
#ismarbecker #covid #viagens #vacinas #Harari



