Post PASSADO ESQUERDA 2808

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Quem não foi comunista até os 20 anos, não tem coração. Quem é depois dos 30, não tem juízo. De autor desconhecido, esta frase é constantemente usada por muitos hoje liberais, entre os quais me incluo. Querem conhecer minha trajetória esquerdista?

Em 1977, cursava Administração na UnB em Brasília. Participei de uma greve contra decisões do reitor, capitão de mar e guerra, indicado pelo general Geisel. Depois de uma ameaça de invasão do exército, a greve acabou. Meu pai era senador da Arena, partido de apoio do governo do General Geisel e achou pru-dente me enviar para um breve exílio na Alemanha. Passei dois períodos de três meses, no primeiro, fazendo um estágio em uma fábrica de porcelana em Schwarzsenbach an der Saale, no norte da Baviera. E depois, estudei alemão em Prien am Chiemsee, no sul da Baviera. No retorno, trouxe alguns troféus proibidos como o Livro Vermelho de Mao e o Diário Boliviano de Che Guevara, mas o maior, foi a foto em frente de um comitê do Partido Comunista Austríaco.
Antes de chegar aos 30 anos criei juízo, segundo a recomendação da frase citada na abertura do post. Uma das razões para a conversão, foi uma visita até a cerca que separava as duas Alemanhas, que tinha sido construída para proteger os alemães orientais do capitalismo. Curiosamente, os parafusos da cerca metálica estavam do lado ocidental e não do lado de lá. Jogue a primeira pedra quem não flertou com as utopias igualitárias.
#ismarbecker #motivacao #carreiras #politica

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest