De todos os recursos que dispomos e necessitamos nas nossas vidas, carreira e negócios, o mais escasso e perecível é o tempo. Ninguém compra, guarda ou empresta tempo. O segundo que passou, não voltará mais. Como você administra a falta de tempo em relação ao excesso de tarefas diárias?
Se tivesse que escolher somente uma teoria de gestão, sem dúvida, ficaria com o Princípio de Pareto, que prevê que 80% dos efeitos surgem de 20% das causas. Alguns exemplos: 80% das vendas são geradas por 20% dos clientes. 80% dos resultados são gerados por 20% dos colaboradores. 80% do que importa no conteúdo de um livro está em 20% das páginas. Na verdade, foi Joseph Juran que aplicou a teoria de Vilfredo Pareto sobre a distribuição das terras na Itália.
As melhores explicações e teorias são simples e óbvias. O Princípio de Pareto nos ajuda a separar o que é importante do que não é, que poucos processos e pessoas geram resultados. Identificando os 20%, podemos definir nossos focos de atuação e conseguir melhores resultados. Cuide dos elefantes e deixe as formigas passarem.
Aplique o Princípio de Pareto e responda: Quais são os 20% das atividades que fazem a diferença na minha vida? Em que áreas posso usar Pareto imediatamente? O que farei para esquecer os 80% que não fazem a diferença?
#ismarbecker #carreiras #gestão #oportunidade #Pareto



