Post OUVIR 1701

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Os líderes têm um conjunto de habilidades que os diferenciam das outras pessoas. Uma delas é a mais difícil de exercitar, mas faz toda a diferença. Quer descobri-la junto comigo?
Faz algum tempo que assisti um vídeo com uma palestra do Simon Sinek, autor do famoso livro “Comece pelo Porquê”. Ele contou uma história de parte da vida de Nelson Mandela, uma unanimidade nas listas dos grandes líderes mundiais. Segundo Mandela, ele aprendeu duas grandes lições com o pai, que era um chefe tribal. Em todas as reuniões com outros chefes, eles sempre sentavam em círculos e o pai era o último a falar. Parece simples, não? Pois é uma das coisas mais difíceis para os machos, ou fêmeas, alpha, que por definição falam muito. Eu que o diga!
O que acontece em uma reunião normal de trabalho. O líder abre a reunião expondo o assunto, dando sua opinião e pedindo a opinião dos outros? Qual a probabilidade de alguém dar alguma opinião diferente da exposta pelo líder? Qual o comprometimento que as pessoas terão com uma ideia, por melhor que seja, que simplesmente vem de cima para baixo?
Agora imaginemos outro cenário. O líder abre a reunião apresentando um problema e pedindo a opinião de todos. Enquanto falam, ele não dá nenhum sinal de aprovação ou reprovação. Pode interromper, eventualmente, para fazer perguntas para aprofundar alguma proposta. Somente após todos terem falado, o líder emite sua opinião, com o privilégio de saber o que cada um pensa e podendo trabalhar possíveis objeções às suas ideias.
Parece fácil e lógico. Você usa este método em uma reunião ou mesmo em uma conversa informal?  
#ismarbecker #carreiras #oportunidades #gestão #empatia #relacionamento

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest