Você já pensou que a sua carreira atual terminará algum dia? O que está fazendo para o “dia seguinte”? Se você é dono da empresa, está pensando em sair em um belo caixão, deflagrando uma guerra de família? Quem tem um destes problemas, quer conhecer algumas sugestões para resolver o problema?
O maior problema do ser humano é não aceitar a finitude. Todos acreditam que o tempo passa somente para os outros. Alguns acreditam serem imortais. Embora possa parecer uma ironia, trata-se da mais pura e dura realidade. Peter Drucker publicou em 1999 um artigo, que se tornou um clássico da Harvard Business Review, com o título “Managing Yourself” (Administre a si mesmo). Neste artigo, ele justifica a necessidade de nos prepararmos para a segunda parte da nossa vida, já que viveríamos mais do que as empresas. Hoje, na maioria das empresas, existe um limite de idade (relativamente baixo) para deixar uma função executiva. Este problema torna-se mais grave para o fundador de uma Empresa Familiar, que pode definir quando, ou na opinião dele “se”, vai sair. Existem soluções para as duas situações. Drucker propõe três ações:
1. Procurar uma carreira em outro setor, ou função, que signifique um desafio e/ou gere uma renda adicional.
2. Desenvolver uma carreira paralela.
3. Tornar-se um “empreendedor social”, para aqueles que não necessitam de uma renda adicional.
O ponto fundamental, contudo, para planejar e começar a atuar na segunda metade é começar bem antes de entrar nela. No caso do fundador, o ponto fundamental é desenvolver uma carreira paralela. Um dos poucos exemplos de “faça o que eu digo e não faça o que eu faço”, é Renato Bernhoeft, que deixou as funções executivas da Höft & Teixeira – Transição de Gerações, para tornar-se presidente do Conselho de Sócios, além de se dedicar a pesquisas sobre empresas familiares. Em uma recente conversa com ele, reforcei meus planos para me afastar da gestão operacional da empresa, além de aprofundar os estudos para uma carreira como mentor ou conselheiro consultivo.
Você já pensou no assunto? Caso positivo: o que está fazendo para ter outro desafio?
#ismarbecker #carreiras #motivação #oportunidades #negócios #Drucker
#harvardbusinessreview



