Quando fazemos uma matrizSWOT(Forças, Fraquezas, Oportunidades e Riscos) temos a tendência de relacionar mais os aspectos negativos, principalmente nossas fraquezas. O passo seguinte é tentar reduzir as fraquezas. Como você faz isto?
Na minha adolescência, decidi aprender a tocar violão. Não convenci meu pai a comprar um violão, provavelmente porque ele sabia que eu não tinha veia musical. Apelei para meu avô, que como eu, não entendia nada de música. Depois de três meses de aulas particulares, quando já estava chegando no “Re”, o professor deu um feedback curto e grosso: “a mensalidade que teu avô paga pelas aulas é importante para mim, mas você nunca vai tocar. Procure outra coisa para fazer”. Claro que foi um choque, mas muitos anos depois descobri que Peter Drucker tinha recomendado focar nas forças e esquecer as fraquezas.
Uma das poucas vezes que não segui este conselho foi em uma viagem para Graz, naAustria, para visitar um colega de trabalho do meu filho Gabriel, naKNAPP AG. Eu e minha esposa almoçamos na casa dos pais doMarkus Posch, visitamos destilarias de Schnapps (destilado) de frutas e terminamos em uma Schencke, que é uma mistura de bar, restaurante e salão de festas. O Markus e os irmãos têm uma banda e me intimaram para acompanhá-los tocando uma “Teufelgeige” (violino do diabo). Como já tinha tomado uns “schnapps” a mais, além de estar longe de casa, resolvi ignorar o conselho do Drucker. Vejam o tamanho do desastre!
#ismarbecker#oportunidades#inovação#viagens#Áustria#Knapp



